Afinal Começou Aqui: Potências Poéticas no Imaginário do Morar
Palavras-chave:
Casa, Imaginário, Poéticas, Livro-ObjetoResumo
Afinal Começou Aqui: Potências Poéticas no Imaginário do Morar é um trabalho acadêmico realizado dentro do curso de Comunicação Visual Design da UFRJ. Gaston Bachelard escreve que “É preciso dizer como habitamos nosso espaço vital de acordo com todas as dialéticas da vida, como nos enraizamos, dia a dia, num ‘canto do mundo'''. É necessário, então, retornar às raízes para encontrar a essência, talvez perdida diante do impulso transitório da realidade. No formato de um livro-objeto, este trabalho questiona o ambiente caseiro e instiga, além do processo imaginativo sobre o morar, a criação de novas percepções sobre os temas família, memória, herança e saudade. A casa não se configura no espaço apenas como a edificação de paredes e pisos. Mesmo como estrutura objetiva, ela abriga a subjetividade e o imaginário de quem a habita, arquiteta as memórias e os afetos, confere-lhes significado e revela a materialidade da identidade individual ou coletiva. O corpo também é morada, a primeira que se habita no mundo, onde se acomodam os anseios e os conflitos. O ato de morar acontece, assim, de diferentes formas, tanto no campo concreto como no psíquico. Neste projeto, exploram-se as potências expressivas acomodadas silenciosamente nos gestos e na execução dos trabalhos dentro do ambiente doméstico.As experimentações analógicas e digitais foram realizadas com base na investigação do arquivo pessoal da autora sobre a casa de sua própria família. O processo de criação também é entendido, aqui, como o próprio objeto de exploração. A partir da utilização de técnicas e materiais heterogêneos, buscou-se traçar o imaginário narrativo das memórias e traduzi-lo de forma material, mas ainda subjetiva e indireta, no livro-objeto. As fronteiras entre a arte, o design e o artesanato foram questionadas como meio de capturar e expandir os sentidos poéticos dos temas abordados. Espera-se proporcionar ao espectador, por meio da experiência visual, respostas sensíveis que estimulem o sentimento de auto-identificação e o senso de transformação vital. Este projeto apresenta, ainda, como características principais a circularidade conceitual e instrumental. Cada componente empregado no livro-objeto apresenta uma nova possibilidade de interpretação, o que confere ao trabalho uma condição lacunar e transmutativa: de maneiras diferentes, ele só se completa na medida em que habita o imaginário daquele que o enxerga, e esse processo é ilimitado. Os materiais utilizados são também reciclados e reutilizados, garantindo o desenvolvimento sustentável do projeto.Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
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