Musicalidade e visualidade: um estudo dos cartazes musicais de Kiko Farkas

Autores

  • Edson do Prado Pfutzenreuter Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes, Departamento de Artes Plásticas
  • Jade Samara Piaia Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes, Artes Visuais

Palavras-chave:

Cartaz, Música, Design gráfico, OSESP, Kiko Farkas

Resumo

Este artigo aborda um estudo dos elementos gráficos que compõem a materialidade das mensagens visuais em projetos gráficos voltados à área cultural artística. Um dos casos estudados compreende a análise visual de doze cartazes do designer Kiko Farkas criados para a OSESP, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, realizados entre os anos de 2003 e 2007. Os cartazes para a OSESP se referem a apresentações, concertos, peças, turnês e mensagens institucionais. O estudo se apoia em conceitos de musicalidade -- trazidos por Wisnick (1989) -- e de linguagem visual trazidos por Dondis (2003) -- na observação dos cartazes. Também incorpora ideias de diferentes artistas visuais que escreveram sobre similaridades entre as linguagens musical e visual, como Kandinsky (1996; 1997) e Klee (2001). Associações de similaridades podem ser imaginárias em uma experiência sensória principiante, mas se refletem fisicamente em maneiras de estruturação e organização da composição visual, observadas nos cartazes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson do Prado Pfutzenreuter, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes, Departamento de Artes Plásticas

Edson do Prado Pfutzenreuter é mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atualmente é orientador e docente nos programas de graduação e de pós-graduação do Instituto de Artes da UNICAMP.

Jade Samara Piaia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes, Artes Visuais

Jade Samara Piaia é mestra em Artes Visuais pela UNICAMP com a dissertação O design gráfico no circuito cultural artístico: projetos de Kiko Farkas e Vicente Gil. Atualmente é docente na FAAL e está em processo de doutoramento em Artes Visuais pela UNICAMP na linha de pesquisa Poéticas visuais e processos de criação.

Downloads

Publicado

2014-06-12

Edição

Seção

Artigos