Musicalidade e visualidade: um estudo dos cartazes musicais de Kiko Farkas

Autores/as

  • Edson do Prado Pfutzenreuter Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes, Departamento de Artes Plásticas
  • Jade Samara Piaia Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes, Artes Visuais

Palabras clave:

Cartaz, Música, Design gráfico, OSESP, Kiko Farkas

Resumen

Este artigo aborda um estudo dos elementos gráficos que compõem a materialidade das mensagens visuais em projetos gráficos voltados à área cultural artística. Um dos casos estudados compreende a análise visual de doze cartazes do designer Kiko Farkas criados para a OSESP, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, realizados entre os anos de 2003 e 2007. Os cartazes para a OSESP se referem a apresentações, concertos, peças, turnês e mensagens institucionais. O estudo se apoia em conceitos de musicalidade -- trazidos por Wisnick (1989) -- e de linguagem visual trazidos por Dondis (2003) -- na observação dos cartazes. Também incorpora ideias de diferentes artistas visuais que escreveram sobre similaridades entre as linguagens musical e visual, como Kandinsky (1996; 1997) e Klee (2001). Associações de similaridades podem ser imaginárias em uma experiência sensória principiante, mas se refletem fisicamente em maneiras de estruturação e organização da composição visual, observadas nos cartazes.

Biografía del autor/a

Edson do Prado Pfutzenreuter, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes, Departamento de Artes Plásticas

Edson do Prado Pfutzenreuter é mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atualmente é orientador e docente nos programas de graduação e de pós-graduação do Instituto de Artes da UNICAMP.

Jade Samara Piaia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes, Artes Visuais

Jade Samara Piaia é mestra em Artes Visuais pela UNICAMP com a dissertação O design gráfico no circuito cultural artístico: projetos de Kiko Farkas e Vicente Gil. Atualmente é docente na FAAL e está em processo de doutoramento em Artes Visuais pela UNICAMP na linha de pesquisa Poéticas visuais e processos de criação.

Publicado

2014-06-12

Número

Sección

Artigos