<i>Doctor Who</i>: uma análise de interface do <i>doodle</i> jogável da Google

Autores

  • Breno José Andrade de Carvalho Universidade Federal do Estado de Pernambuco (UFPE), Departamento de Design (dDesign)
  • André Menezes Marques das Neves Universidade Federal do Estado de Pernambuco (UFPE), Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Design
  • Carla Patrícia Pacheco Teixeira Universidade Federal do Estado de Pernambuco (UFPE), Departamento de Design (dDesign)
  • Valeska Ferraz Martins Universidade Federal do Estado de Pernambuco (UFPE), Departamento de Design (dDesign)

Palavras-chave:

Doodles jogáveis, Marca mutante, Google, Usabilidade, Design de interação

Resumo

Por meio de mutações artísticas de sua marca, denominadas Doodles, a Google vem homenageando eventos importantes e personalidades. As mutações no logotipo tiveram início com imagens estáticas, evoluindo para interações cada vez mais complexas, resultando em jogos. Dessa maneira, a empresa nativa do mundo digital tem introduzido uma abordagem de interação da sua marca no ciberespaço, a partir das experiências com o usuário. O artigo tem como objetivo analisar o doodle comemorativo dos cinquenta anos de Doctor Who/i>, série da emissora de TV britânica BBC, considerando princípios do design de interação e da usabilidade. O percurso de análise é fundamentado por autores como Preece, Rogers e Sharp, além de Nielsen (design de interação e usabilidade); Frutiger, Strunck e Gobé (identidade visual), na perspectiva de observar a mutação da marca Google a partir das interações com os usuários.

Biografia do Autor

Breno José Andrade de Carvalho, Universidade Federal do Estado de Pernambuco (UFPE), Departamento de Design (dDesign)

Breno José Andrade de Carvalho possui trabalhos publicados em revistas acadêmicas e anais de congressos com ênfase em marcas mutantes, interface digital e games. É mestrando em Design na UFPE, na linha de pesquisa em Artefatos Digitais. Coordena o curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

André Menezes Marques das Neves, Universidade Federal do Estado de Pernambuco (UFPE), Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Design

André Menezes Marques das Neves é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Design de sistemas de computação, atuando principalmente na investigação, desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas de design como instrumento de inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação.

Carla Patrícia Pacheco Teixeira, Universidade Federal do Estado de Pernambuco (UFPE), Departamento de Design (dDesign)

Carla Patrícia Pacheco Teixeira está em processo de doutoramento em Design na UFPE, na linha de pesquisa em Artefatos Digitais. É professora assistente da Universidade Católica de Pernambuco, atuando principalmente em pesquisas sobre programação visual, criação de projetos gráficos, identidades culturais e hibridizações.

Valeska Ferraz Martins, Universidade Federal do Estado de Pernambuco (UFPE), Departamento de Design (dDesign)

Valeska Ferraz Martins é professora do curso de Multimídia do projeto NAVE Recife. Está em processo de mestrado em Design na UFPE, na linha de pesquisa Artefatos Digitais, e integra o Game Design Research Lab (GDRLab).

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Publicado

2014-06-12

Edição

Seção

Artigos