<i>Doctor Who</i>: an analisys of Google's playable <i>Doodle</i> interface

Authors

  • Breno José Andrade de Carvalho Universidade Federal do Estado de Pernambuco (UFPE), Departamento de Design (dDesign)
  • André Menezes Marques das Neves Universidade Federal do Estado de Pernambuco (UFPE), Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Design
  • Carla Patrícia Pacheco Teixeira Universidade Federal do Estado de Pernambuco (UFPE), Departamento de Design (dDesign)
  • Valeska Ferraz Martins Universidade Federal do Estado de Pernambuco (UFPE), Departamento de Design (dDesign)

Keywords:

Playable doodles. Mutated logo. Google. Usability. Interaction design.

Abstract

By using artistic mutations in its logotype, called doodles, Google has been commemorating important events and personalities. Google's mutations started with still images, evolved to increasingly complex interactions, resulting in games. Thus, the native of the digital world has now introduced an approach for interaction with your brand in cyberspace, from the experiences with the user. The article aims to analyze the doodle commemorating Doctor Who's 50th Anniversary, the British TV broadcaster BBC's series, considering principles of interaction design and usability. The path analysis is substantiated by authors such as Preece, Rogers and Sharp, and Nielsen (interaction design and usability); Frutiger, Strunck and Gobé (visual identity), the prospect of watching the changing of the Google brand from interactions with users.

Author Biographies

Breno José Andrade de Carvalho, Universidade Federal do Estado de Pernambuco (UFPE), Departamento de Design (dDesign)

Breno José Andrade de Carvalho possui trabalhos publicados em revistas acadêmicas e anais de congressos com ênfase em marcas mutantes, interface digital e games. É mestrando em Design na UFPE, na linha de pesquisa em Artefatos Digitais. Coordena o curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

André Menezes Marques das Neves, Universidade Federal do Estado de Pernambuco (UFPE), Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Design

André Menezes Marques das Neves é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Design de sistemas de computação, atuando principalmente na investigação, desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas de design como instrumento de inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação.

Carla Patrícia Pacheco Teixeira, Universidade Federal do Estado de Pernambuco (UFPE), Departamento de Design (dDesign)

Carla Patrícia Pacheco Teixeira está em processo de doutoramento em Design na UFPE, na linha de pesquisa em Artefatos Digitais. É professora assistente da Universidade Católica de Pernambuco, atuando principalmente em pesquisas sobre programação visual, criação de projetos gráficos, identidades culturais e hibridizações.

Valeska Ferraz Martins, Universidade Federal do Estado de Pernambuco (UFPE), Departamento de Design (dDesign)

Valeska Ferraz Martins é professora do curso de Multimídia do projeto NAVE Recife. Está em processo de mestrado em Design na UFPE, na linha de pesquisa Artefatos Digitais, e integra o Game Design Research Lab (GDRLab).

Published

2014-06-12

Issue

Section

Artigos