Imagens do holocausto na literatura infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2018.v15n2a27608

Palavras-chave:

Livro ilustrado, Pós-Memória, Holocausto, Literatura Infantil.

Resumo

Fumaça, de Antón Fortes, é um livro ilustrado infantil sobre a temática do Holocausto. Em torno de relações entre textos visuais e verbais e do conceito de Pós-Memória, este artigo busca compreender diálogos da obra com a memória histórica e a arte, a partir do uso de estratégias de montagem. Em vista dessas abordagens estarem presentes na obra “Collected Visions”, da artista plástica Lorie Novak, faremos também uma breve análise comparativa, com o escopo de analisar convergências e especificidades no que toca à leitura simbólica, pela via da pós-memória, da experiência do trauma no livro infantil e na obra de Novak. Além disso, discutiremos o tratamento de temas considerados como tabus na literatura infantil, a partir da reflexão sobre o próprio conceito de literatura infantil, em seus processos de produção e recepção.

 


Biografia do Autor

Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre em Literatura Brasileira (2001) e Doutora em Literatura Comparada (2006) pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras e interessa-se, principalmente, pelos seguintes temas: letramentos de alunos surdos; literatura e Surdidade; memória e literatura; literatura e intermidialidade. Participa dos Grupos de Pesquisa Linguagem & Sociedade (FFP/UERJ-CNPq), Caminhos da Literatura Brasileira (UFF/CNPq) e LAPLI (Laboratório de Pesquisa e Extensão em Literatura e Imagem). É professora Adjunta II da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com atuação na Faculdade de Letras, no Setor de Estudos Literários do Departamento de Letras/Libras. Leciona na graduação, em turmas regulares e de formação de professores (PARFOR). Na UFRJ, é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, no curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil, e do curso de Especialização Libras: ensino, tradução e interpretação. Integra os projetos de extensão Imagens em diálogos (EBA/UFRJ) e Imagens Surdas (FL/UFRJ/CNPq), sendo coordenadora deste. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Bilíngue do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Atualmente, desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado sobre literatura e letramentos de alunos surdos na FFLCH/USP, Departamento de Letras Modernas, sob a orientação da Professora Doutora Walkyria Monte-Mór. É membro do Grupo de Trabalho Transculturalidade, linguagem e educação (ANPOLL).

Referências

ARISTÓTELES; HORÁCIO; LONGINO. A poética clássica. São Paulo: Cultrix, 2005.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2017.

EVANS, Janet. Challeging and controversial picturebook - creative and critical responses to visual texts. London; New York: Routledge, 2015.

FORTES, Antón. Ilustrações de Joanna Concejo. Fumaça. Curitiba: Positivo, 2011.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Infância e Pensamento. In: Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

HIDALGO-RODRÍGUEZ, M. C. The interaction between text and image in picture books. Analysis of story books published in Spain today. The International Journal of Visual Design, 9, 1-14, 2015.

HIRSCH, Marianne. The generation of post-memory - gender and culture. New York: Columbia University Press, 2012.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

KANT, Immanuel. Analítica do Belo. In: Crítica da Razão Pura e outros textos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, 1974

KRESS, Gunther. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003.

____ & VAN LEEUWEN. Reading images: the grammar of visual design. London; New York: Routledge, 2006.

NIKOLAJEVA, Maria & SCOTT, Carole. Livro Ilustrado: Palavras e Imagens. Cosac Naify: São Paulo, 2011.

NOVAK, Lorie. Collected Visions. Disponível em: http//www.collectedvisions.net. Acesso em 02 abr 2017.

TODOROV, Tzvetan. Os Homens-Narrativas. In: Poética da Prosa. São Paulo, Martins Fontes, 2003.

VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

Downloads

Publicado

2020-05-10

Edição

Seção

Literatura infanto-juvenil e outras artes em diálogo