Imagens do holocausto na literatura infantil
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2018.v15n2a27608Palavras-chave:
Livro ilustrado, Pós-Memória, Holocausto, Literatura Infantil.Resumo
Fumaça, de Antón Fortes, é um livro ilustrado infantil sobre a temática do Holocausto. Em torno de relações entre textos visuais e verbais e do conceito de Pós-Memória, este artigo busca compreender diálogos da obra com a memória histórica e a arte, a partir do uso de estratégias de montagem. Em vista dessas abordagens estarem presentes na obra “Collected Visions”, da artista plástica Lorie Novak, faremos também uma breve análise comparativa, com o escopo de analisar convergências e especificidades no que toca à leitura simbólica, pela via da pós-memória, da experiência do trauma no livro infantil e na obra de Novak. Além disso, discutiremos o tratamento de temas considerados como tabus na literatura infantil, a partir da reflexão sobre o próprio conceito de literatura infantil, em seus processos de produção e recepção.
Referências
ARISTÓTELES; HORÁCIO; LONGINO. A poética clássica. São Paulo: Cultrix, 2005.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2017.
EVANS, Janet. Challeging and controversial picturebook - creative and critical responses to visual texts. London; New York: Routledge, 2015.
FORTES, Antón. Ilustrações de Joanna Concejo. Fumaça. Curitiba: Positivo, 2011.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Infância e Pensamento. In: Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
HIDALGO-RODRÍGUEZ, M. C. The interaction between text and image in picture books. Analysis of story books published in Spain today. The International Journal of Visual Design, 9, 1-14, 2015.
HIRSCH, Marianne. The generation of post-memory - gender and culture. New York: Columbia University Press, 2012.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
KANT, Immanuel. Analítica do Belo. In: Crítica da Razão Pura e outros textos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, 1974
KRESS, Gunther. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003.
____ & VAN LEEUWEN. Reading images: the grammar of visual design. London; New York: Routledge, 2006.
NIKOLAJEVA, Maria & SCOTT, Carole. Livro Ilustrado: Palavras e Imagens. Cosac Naify: São Paulo, 2011.
NOVAK, Lorie. Collected Visions. Disponível em: http//www.collectedvisions.net. Acesso em 02 abr 2017.
TODOROV, Tzvetan. Os Homens-Narrativas. In: Poética da Prosa. São Paulo, Martins Fontes, 2003.
VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).