Representação e protagonismo: a figura materna nos contos ‘A princesa que escolhia’ e ‘Uma, duas, três princesas’ de Ana Maria Machado

Autores

  • Roseli Meira Gomes Rocha Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Adriana Maria de Abreu Barbosa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2018.v15n2a20082

Palavras-chave:

Identificações de gênero. Representação. Literatura infantojuvenil. Ana Maria Machado.

Resumo

O presente estudo propõe uma análise comparativa da representação da figura da mãe nos contos de fadas clássicos, revisitada pela literatura contemporânea de Ana Maria Machado ao escrever os contos A princesa que escolhia e Uma, Duas, Três princesas. A autora nos traz a possibilidade de repensar a representação materna a partir desses contos contemporâneos, abarcando vozes femininas que transgridem ou reafirmam o pensamento patriarcal e revendo paradigmas socioculturais estabelecidos.

 

 

Biografia do Autor

Roseli Meira Gomes Rocha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagem, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Adriana Maria de Abreu Barbosa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduada em Letras pela UERJ(1992), Mestre em Língua Portuguesa pela PUC do Rio (1996) e Doutora em Semiologia pela UFRJ (2001). Pós-doutora pelo Programa de Pós -graduaçao em Letras da UFPE(2015).Professora Titular da Cadeira de Teoria da Literatura no Departamento de Ciências Humanas e Letras(DCHL) da UESB; Coordenadora do Grupo de Pesquisa GETED( Grupo de Estudos em Teorias do Discurso); Professora no Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura , Educação e Linguagem(PPGCEL_UESB). Atua na docência de Teoria Literária. Pesquisa a literatura de autoria feminina na literatura brasileira moderna e contemporânea , com o viés da Crítica Feminista.

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Publicado

2020-05-10

Edição

Seção

Literatura infanto-juvenil, entre o literário e o pedagógico, o tradicional e o contemporâneo