A Universidade Federal do Pará em Belém: o espaço deste encontro panamazônico
A Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu as portas da instituição para sediar o 10º Fórum Social Panamazônico (Fospa), que reunirá movimentos em defesa da vida, como comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas, grupos feministas, direitos humanos , os direitos da natureza e todos aqueles que se juntam a nós no caminho para um futuro livre de destruição.
Em reunião nas dependências da Universidade, o reitor Emmanuel Tourinho e o membro da Comissão Organizadora da FOSPA, Luiz Arnaldo Campos, discutiram o processo de organização dentro do espaço universitário, para permitir a disponibilização no uso de auditórios, salas de aula e espaços livres.
A Universidade Federal do Pará (UFPA) caminha junto à construção do X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), pois a instituição será palco do encontro que reúne os povos da floresta. E para receber os movimentos, a Comissão da UFPA e a Comissão de Território e Infraestrutura do X FOSPA estão organizando a logística do espaço e a estrutura física para distribuição das Casas do Saber, atividades e circulação no campus.
As reuniões de alinhamento são realizadas semanalmente e apresentam avanços na proporção do desenho de um mapa com o circuito do Fórum, que acomoda os povos que o compõem, seja na estrutura do ambiente, no aparato tecnológico, como a transmissão pela televisão , a garantia da rede de internet, a aparelhagem de som ou a organização das salas para as comissões, a coordenação e a equipa envolvida no evento.
O X FOSPA é um processo-evento que passa por várias mãos, entre elas, aquelas que abrem as portas e recebem os protagonistas do encontro. “É com muita alegria que a Universidade Federal do Pará sediará o X Fórum Social Pan-Amazônico. Temos orgulho de ser território de um evento que fará eco das diversas vozes dos povos da Amazônia e da ciência que aqui se produz”, destacou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.
Fonte: http://www.forosocialpanamazonico.com/la-universidad-federal-de-para-en-belem-el-espacio-de-este-encuentro-panamazonico/