Convergência midiática e de pautas conservadoras no Brasil: A conexão do discurso de Jair Bolsonaro com o ‘Alerta Nacional’ de Sikêra Júnior
Resumo
O papel da TV aberta na disseminação da intolerância, em complementariedade às novas mídias, é o foco do artigo. Tendo o programa Alerta Nacional, de Sikêra Júnior, como objeto de estudo, e considerando a reconfiguração da televisão no ambiente midiático convergente, analisamos a articulação entre as pautas conservadoras, com espaço privilegiado no programa, e as falas do presidente Jair Bolsonaro. A partir da metodologia de Análise Televisual Convergente (Becker, 2019), observamos o apresentador que teve a deferência do presidente em seis entrevistas exclusivas ao Alerta Nacional em dois anos e as redes sociais, buscando desvelar as conexões com o presidente na disseminação de discursos que, com o pretexto da liberdade de expressão, disseminam o ódio como política. A pesquisa traz resultados que estimulam a reflexão sobre a responsabilidade da mídia hegemônica na naturalização de tais discursos, com consequências para a democracia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista autorizam a publicação do seu trabalho caso aprovado pelo Conselho Editorial. Declaram concordar com todos os critérios e normas editoriais disponibilizados.