O processo de marginalização social de crianças e adolescentes nas periferias da grande metrópole paulista: Uma análise à luz da garantia dos direitos humanos
Resumo
A infância e a juventude devem ser resguardadas de todo fator que afete a sua integralidade. As periferias da metrópole paulista colocam em alerta a dignidade do público infantojuvenil. Nota-se a vulnerabilidade do ambiente e o fracasso das políticas públicas. Busca-se analisar o processo de marginalização vivenciado nas periferias da metrópole paulista e entender como o desenvolvimento físico, psicossocial e familiar de cada criança e adolescente é afetado. Procede-se a uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo utilizando-se o método indutivo apontando as consequências e desafios vivenciados nesse contexto de mendicância. Conclui-se que o fervor econômico da metrópole paulista deprecia a importância das ações e políticas públicas voltadas para o público infanto-juvenil, uma vez que embora existam, são mínimas pelo motivo de que os interesses privados estão além da causa pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista autorizam a publicação do seu trabalho caso aprovado pelo Conselho Editorial. Declaram concordar com todos os critérios e normas editoriais disponibilizados.