CÍCERO PEREIRA: UM GIGANTE XUKURU DO ORORUBÁ!

Autores

Palavras-chave:

biografia, Xukuru do Ororubá, mobilizações

Resumo

Cícero Pereira era pai do Cacique “Xicão” assassinado em 1998 a mando de fazendeiros invasores no território indígena Xukuru do Ororubá (Pesqueira e Poção/PE), e avô do atual Cacique Marcos. Com uma memória prodigiosa “Seu” Ciço Pereira, como também era conhecido, em várias conversas narrava com muitos detalhes sobre os tempos difíceis das perseguições e violências provocadas pelos fazendeiros. Testemunhou o início da presença do SPI entre os indígenas, participou das Ligas Camponesas apoiada por Miguel Arraes e sendo preso com a repressão. Teve um papel fundamental nas mobilizações contemporâneas dos Xukuru do Ororubá. Quando os indígenas elegeram o Cacique “Xicão” em meados de 1980, também elegeram “Seu Ciço” como Vice Cacique. A sua atuação foi sempre discreta, mas garantindo o apoio necessário e muitas vezes fundamental com recursos financeiros para a organização e mobilizações dos indígena. Por isso é lembrado como uma importante referência pelo povo Xukuru do Ororubá.

Biografia do Autor

Edson Silva, UFPE

Professor Titular de História na UFPE. Doutor em História Social pela UNICAMP. Leciona História no Colégio de Aplicação/CE-UFPE. Professor no Mestrado Profissional em Ensino de História/PROFHISTÓRIA-UFPE e no Programa de Pós-Graduação em História/UFCG (Campina Grande-PB).

Referências

ALBERTI, V. Ouvir contar: textos em História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

AZEVEDO, Fernando A. As Ligas Camponesas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

BEZERRA, Gregório. Memórias (segunda parte: 1946-1969). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

CAVALCANTI, C. M. de L. Acumulação de capital e a industrialização em Pesqueira (Pernambuco). 1979. 102f. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1979

FEITOSA, Raymundo Juliano Rego. Capitalismo e camponeses no Agreste pernambucano: relações entre indústria e agricultura na produção de tomate em Pesqueira–PE. Recife, 1985. 136f. Dissertação Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 1985.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.

MEDEIROS, Leonilde de S. de. História dos movimentos sociais no campo. Rio de Janeiro: FASE, 1989.

MONTENEGRO, A. T. Labirintos do medo: o comunismo (1950-1964). In: SILVA, Giselda Brito; ALMEIDA, Suely Creusa C. de. (Orgs.). Ordem & polícia: controle político-social e formas de resistência em Pernambuco nos séculos XVIII ao XIX. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2007, p. 205-224.

SILVA, Edson. Xukuru: memórias e história dos índios da Serra do Ororubá (Pesqueira/ PE), 1959-1988. 2ª. ed. Recife: EDUFPE, 2017.

SILVA, Edson. Povos indígenas e Ditadura Civil-Militar no Brasil: reflexões para um debate a partir das experiências dos Xukuru do Ororubá/PE. In: TOSI, Guiseppe; FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerras. (Org.). Ditaduras militares, estado de exceção e resistência democrática na América latina. João Pessoa, PB: CCTA/UFPB, 2016, p. 77-106.

SILVA, Edson. "Isso aqui é nosso! Isso é da gente!" Os índios Xukuru e a participação nas Ligas Camponesas: conflitos socioambientais no Agreste. In: SILVA, Tarcísio Augusto Alves da; GEHLEN, Vitória Régia Fernandes. (Orgs.). Conflitos socioambientais em Pernambuco. Recife: Massagana, 2013, p. 95-116.

SOUZA, Vânia Fialho de P. e. As fronteiras do ser Xukuru. Recife: Massangana, 1998.

Downloads

Publicado

2023-04-14