CÍCERO PEREIRA: UM GIGANTE XUKURU DO ORORUBÁ!

Auteurs-es

Mots-clés :

biografia, Xukuru do Ororubá, mobilizações

Résumé

Cícero Pereira era pai do Cacique “Xicão” assassinado em 1998 a mando de fazendeiros invasores no território indígena Xukuru do Ororubá (Pesqueira e Poção/PE), e avô do atual Cacique Marcos. Com uma memória prodigiosa “Seu” Ciço Pereira, como também era conhecido, em várias conversas narrava com muitos detalhes sobre os tempos difíceis das perseguições e violências provocadas pelos fazendeiros. Testemunhou o início da presença do SPI entre os indígenas, participou das Ligas Camponesas apoiada por Miguel Arraes e sendo preso com a repressão. Teve um papel fundamental nas mobilizações contemporâneas dos Xukuru do Ororubá. Quando os indígenas elegeram o Cacique “Xicão” em meados de 1980, também elegeram “Seu Ciço” como Vice Cacique. A sua atuação foi sempre discreta, mas garantindo o apoio necessário e muitas vezes fundamental com recursos financeiros para a organização e mobilizações dos indígena. Por isso é lembrado como uma importante referência pelo povo Xukuru do Ororubá.

Biographie de l'auteur-e

Edson Silva, UFPE

Professor Titular de História na UFPE. Doutor em História Social pela UNICAMP. Leciona História no Colégio de Aplicação/CE-UFPE. Professor no Mestrado Profissional em Ensino de História/PROFHISTÓRIA-UFPE e no Programa de Pós-Graduação em História/UFCG (Campina Grande-PB).

Références

ALBERTI, V. Ouvir contar: textos em História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

AZEVEDO, Fernando A. As Ligas Camponesas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

BEZERRA, Gregório. Memórias (segunda parte: 1946-1969). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

CAVALCANTI, C. M. de L. Acumulação de capital e a industrialização em Pesqueira (Pernambuco). 1979. 102f. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1979

FEITOSA, Raymundo Juliano Rego. Capitalismo e camponeses no Agreste pernambucano: relações entre indústria e agricultura na produção de tomate em Pesqueira–PE. Recife, 1985. 136f. Dissertação Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 1985.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.

MEDEIROS, Leonilde de S. de. História dos movimentos sociais no campo. Rio de Janeiro: FASE, 1989.

MONTENEGRO, A. T. Labirintos do medo: o comunismo (1950-1964). In: SILVA, Giselda Brito; ALMEIDA, Suely Creusa C. de. (Orgs.). Ordem & polícia: controle político-social e formas de resistência em Pernambuco nos séculos XVIII ao XIX. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2007, p. 205-224.

SILVA, Edson. Xukuru: memórias e história dos índios da Serra do Ororubá (Pesqueira/ PE), 1959-1988. 2ª. ed. Recife: EDUFPE, 2017.

SILVA, Edson. Povos indígenas e Ditadura Civil-Militar no Brasil: reflexões para um debate a partir das experiências dos Xukuru do Ororubá/PE. In: TOSI, Guiseppe; FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerras. (Org.). Ditaduras militares, estado de exceção e resistência democrática na América latina. João Pessoa, PB: CCTA/UFPB, 2016, p. 77-106.

SILVA, Edson. "Isso aqui é nosso! Isso é da gente!" Os índios Xukuru e a participação nas Ligas Camponesas: conflitos socioambientais no Agreste. In: SILVA, Tarcísio Augusto Alves da; GEHLEN, Vitória Régia Fernandes. (Orgs.). Conflitos socioambientais em Pernambuco. Recife: Massagana, 2013, p. 95-116.

SOUZA, Vânia Fialho de P. e. As fronteiras do ser Xukuru. Recife: Massangana, 1998.

Téléchargements

Publié-e

2023-04-14