Samado Bispo dos Santos – “Sirvo de adubo para esta terra, mas dela não saio”
Palavras-chave:
Pataxó Hãhãhãi, Biografia, SPI, Luta pela TerraResumo
Neste artigo, elaboro uma narrativa biográfica sobre a atuação política do líder indígena Samado Bispo dos Santos, do Povo Pataxó Hãhãhãi. Essa narrativa é entrecortada pelo processo de resistência para a manutenção da posse das terras ameaçada pelos arrendamentos celebrados pelo Serviço de Proteção aos Índios, e a luta para reconquista do território tradicional do povo Pataxó Hãhãhãi. A partir das memórias de um de seus filhos, neto, irmã e amigo, o objetivo da narrativa é demonstrar como a biografia deste líder revela aspectos fundamentais da trajetória histórica do povo Pataxó Hãhãhãi. Contudo, através do próprio Samado, essa narrativa revela que o entendimento sobre sua atuação na luta é anterior a sua própria existência material, revelada na resistência dos antepassados da sua aldeia de origem, Pedra Branca, no Recôncavo sul da Bahia.
Referências
CARVALHO, Maria Rosário G. de. Trajetórias e Histórias Insurgentes: os Kariri-Sapuyá da Pedra Branca, Recôncavo Sul Baiano. 2022,
CORRÊA, José Gabriel. A Ordem a se preservar: a Gestão dos Índios e o Reformatório Agrícola Indígena Krenak. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.
SOUZA, Jurema Machado de A. Souza. Os Pataxó Hãhãhãi e as Narrativas de Luta por Terras e Parentes no Sul da Bahia. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2019.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-03-28 (2)
- 2024-03-12 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Memórias Insurgentes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.