Samado Bispo dos Santos – “Sirvo de adubo para esta terra, mas dela não saio”

Autor/innen

Schlagworte:

Pataxó Hãhãhãi, Biografia, SPI, Luta pela Terra

Abstract

Neste artigo, elaboro uma narrativa biográfica sobre a atuação política do líder indígena Samado Bispo dos Santos, do Povo Pataxó Hãhãhãi. Essa narrativa é entrecortada pelo processo de resistência para a manutenção da posse das terras ameaçada pelos arrendamentos celebrados pelo Serviço de Proteção aos Índios, e a luta para reconquista do território tradicional do povo Pataxó Hãhãhãi. A partir das memórias de um de seus filhos, neto, irmã e amigo, o objetivo da narrativa é demonstrar como a biografia deste líder revela aspectos fundamentais da trajetória histórica do povo Pataxó Hãhãhãi. Contudo, através do próprio Samado, essa narrativa revela que o entendimento sobre sua atuação na luta é anterior a sua própria existência material, revelada na resistência dos antepassados da sua aldeia de origem, Pedra Branca, no Recôncavo sul da Bahia.

 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

CARVALHO, Maria Rosário G. de. Trajetórias e Histórias Insurgentes: os Kariri-Sapuyá da Pedra Branca, Recôncavo Sul Baiano. 2022,

CORRÊA, José Gabriel. A Ordem a se preservar: a Gestão dos Índios e o Reformatório Agrícola Indígena Krenak. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

SOUZA, Jurema Machado de A. Souza. Os Pataxó Hãhãhãi e as Narrativas de Luta por Terras e Parentes no Sul da Bahia. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2019.

Veröffentlicht

2024-03-12 — aktualisiert am 2024-03-28

Versionen