"O Nosso Direito": memória, história e biografia no Rio Negro.
Schlagworte:
Povos Indígenas, Amazônia, Memória, BiografiaAbstract
Este ensaio biográfico aborda a trajetória social e o percurso militante de Clarindo Campos Tariana, um dos fundadores e presidente da Associação Indígena de Barcelos/ASIBA (2000-2008). Foi um dos principais responsáveis pela consolidação institucional da ASIBA devido à extrema dedicação com que desempenhou o seu cargo. O relato de sua vida ensina muito sobre os processos, instituições e configurações sociais imanentes às relações interétnicas e ao campo indigenista em mudança no Rio Negro, durante a segunda metade do século XX e primeira década do século XXI. Suas decisões e escolhas se constituíram diante de horizontes de possibilidades objetivas (o regime de aviamento, as missões salesianas e o associativismo indígena) enquanto estrutura de plausibilidade para a formação de suas alegrias e tristezas, contentamentos e frustrações, certezas e dúvidas.Literaturhinweise
ANDRELLO, G. Cidade do Índio: transformações e cotidiano em Iauaretê. São Paulo: Editora UNESP: ISA; Rio de Janeiro: NUTI, 2006.
ISA. Povos Indígenas no Brasil: 1991-1995. São Paulo: Instituto Socioambiental, 1996.
ISA. Povos Indígenas no Brasil: 1996-2000. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2000.
JACKSON, J. Traducciones competitivas del evangelio em el Vaupés, Colombia. América Indígena, 44 (1): 49-94, 1984.
OLIVEIRA, J. P. Segurança na fronteira e novo indigenismo: formas e linhagens do Projeto Calha Norte. In: Oliveira [et al]. Projeto Calha Norte: militares, índios e fronteiras. Rio de Janeiro: UFRJ; PETI-Museu Nacional (Antropologia & Indigenismo; nº 1), 1990.
PERES, S. Associativismo, etnicidade indígena e transformações sociais: a manufatura política de direitos territoriais em Barcelos. In: Almeida, Alfredo Wagner Berno [et al]. Mobilizações étnicas e transformações sociais no Rio Negro. Manaus: UEA Edições, 2010.
PERES, S. A Política da Identidade: associativismo e movimento indígena no Rio Negro. Manaus: Editora Valer, 2013.