Revista Mulemba, v. 15, n. 29 (jul.-dez. 2023)
Ementa:
As Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na educação básica: propostas e relatos de experiência
Se me quiseres conhecer,/ estuda com olhos bem de ver/ esse pedaço de pau preto/ que um desconhecido irmão maconde/ de mãos inspiradas/ talhou e trabalhou/ em terras distantes lá do Norte.
(Noémia de Souza)
Em 2023, a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afrobrasileira nas escolas do país, completa 20 anos. Uma das formas de implementá-la é por meio da utilização de textos africanos de Língua Portuguesa em sala de aula, o que possibilita que docentes e discentes efetuem uma viagem por espaços literários ainda pouco conhecidos. Partindo dessa sugestão, este dossiê tem como objetivo principal reunir relatos de experiências e propostas de sequências didáticas, voltados para estudantes da Educação Básica, com foco na utilização de textos literários africanos produzidos em língua portuguesa. Contribuições referentes ao ensino de Língua Portuguesa e Literatura(s) e a outras áreas do saber, como História, Geografia, Filosofia e Sociologia serão aceitas, bem como experiências que abordem o diálogo entre as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e a Literatura Afro-brasileira. Também serão aceitos artigos que tratem da formação de professores que atuarão na Educação Básica, além de reflexões sobre a presença (ou ausência) de tais textos nos livros didáticos adotados tanto no Brasil quanto nos países africanos de língua oficial portuguesa.
Palavras-chave: sequência didática; relatos de experiência; livro didático; formação de professores; Literaturas Africanas em Língua Portuguesa.
Organizadores:
Cinthia da Silva Belonia (Universidade Federal Fluminense)
Guilherme de Sousa Bezerra Gonçalves (Colégio Pedro II)
Mariana Sousa Dias (Colégio Pedro II)
Renata Cristine Gomes de Souza (Universidade Federal Fluminense)
Sheila Ribeiro Jacob (Colégio Pedro II)