Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Mulemba é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, da área de Literaturas Portuguesa e Africanas e pauta-se pela intenção de divulgar a produção das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, cujo ensino vem crescendo, principalmente depois que este se tornou obrigatório, em todo território brasileiro, nos diferentes graus de escolaridade do sistema educacional em vigor.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos serão submetidos a um conselho editorial composto por especialistas de consagrada competência científica e de incontestável saber nas diferentes áreas de estudo contempladas pela revista. Os textos, sem identificação autoral, serão encaminhados a dois pareceristas, num processo de avaliação duplo-cego. Os pareceristas poderão sugerir alterações de estrutura e de conteúdo. No caso de julgamentos divergentes, o trabalho é enviado a um membro do conselho editorial. Os pareceres serão encaminhados aos autores juntamente com instruções para as alterações sugeridas pelos pareceristas.
Os Editores Responsáveis enviam cada trabalho para dois membros do Conselho Editorial ou consultores "ad hoc", que o examinam e o avaliam, atribuindo-lhe uma nota de 0 a 10. Serão selecionados, para cada número, entre 10 a 12 trabalhos aprovados, usando-se o critério de classificação daqueles cuja média de conceitos for a maior.
Periodicidade
A revista tem periodicidade semestral, com publicação de estudos sobre Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. A publicação é prevista para junho e dezembro.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A revista não cobra encargos para submissão, nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs).
Quem pode submeter textos, entrevistas, artigos, resenhas:
Poderão submeter artigos, entrevistas, resenhas pesquisadores, docentes e pós-graduandos (mestrandos, doutorandos, mestres, doutores).
Sponsors
Histórico do periódico
Mulemba é uma publicação do Setor de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da UFRJ. Foi idealizada e criada, em 2009, durante o estágio de Pós-Doutorado da Professora Doutora Maria Geralda de Miranda que teve a ideia de pensar e construir essa publicação para o nosso Setor. A Revista Mulemba logo foi avaliada como um periódico B2 pela CAPES. Em 2012 foi classificada pela CAPES como um periódico A2. Em 2016, os novos critérios da CAPES a avaliaram como um periódico B2. A partir de 2017 a revista passa por ajustes para a adequação aos novos critérios de avaliação. Em 2019, foi avaliada como A3.
A revista é fruto do trabalho desenvolvido, na UFRJ, desde 1993, pelos docentes de Literaturas Africanas, pelos bolsistas, monitores e alunos de Graduação e Pós-Graduação em Letras Vernáculas.
A proposta de Mulemba é divulgar a produção das Literaturas Africanas, demonstrando como essa área vem crescendo em quantidade e qualidade, nas últimas décadas.