Precisamos de uma identidade única e coesa? Uma questão de identificação nacional: a nação e identidade nacional em Moçambique

Autores

  • Fabrício Dias Rocha Universidade de Coimbra - CES-UC

DOI:

https://doi.org/10.35520/mulemba.2018.v10n18a15349

Palavras-chave:

África, identidade nacional, nação, Moçambique.

Resumo

Através de uma análise histórico-sociológica sobre identidade nacional, nação e processos de identificação em Moçambique a partir da implementação do colonialismo português em África no século XX, busco estabelecer um diálogo crítico com estudos que abordam essas mesmas temáticas sobre a realidade moçambicana. Assim, por meio dos ensaios históricos, entrevistas e algumas obras literárias de João Paulo Borges Coelho, e em comunhão com outros autores, procuro demonstrar a complexidade e pluralidade de elementos que conformam as identidades individuais e coletivas no Moçambique independente.

Biografia do Autor

Fabrício Dias Rocha, Universidade de Coimbra - CES-UC

Doutorando em Pós-colonialismos e Cidadania Global pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC); Mestre em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Coimbra; Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará. Por meio das epistemologias da sociologia e da antropologia africanas, atualmente desenvolve investigação sobre questões que perfazem os processos de conformação identitária na trajetória de Moçambicanos brancos após a independência de Moçambique. Realiza também estudos sobre questões pós-coloniais e decolonais no tocante as relações sul-sul e triangular (Brasil-Portugal-África), relacionadas aos impactos sociais de projetos económicos no eixo Brasil-Moçambique e sobre a construção de ferramentas de participação e reivindicação cidadã em Moçambique. Em trabalhos anteriores, desenvolveu pesquisa na área das migrações e no estudo da formação de identidades transnacionais em Portugal com foco nos Estudantes brasileiros em Coimbra; Realizou análise sobre o desenvolvimento de estratégias de construção de cadeias produtivas artesanais locais no Peru a partir dos derivados da folha da coca; Teve experiência etnográfica na análise dos elementos que conformam as práticas e rituais de cultos religiosos Amazónicos, a exemplo do Santo Daime.

Referências

AGIER, Michel. Distúrbios identitários em tempos de globalização. Mana, 7(2), p. 7-33, 2001.

CAHEN, Michel. O Estado, etnicidades e a transição política. Unicidade, unidade ou o pluralismo do Estado? In Moçambique: etnicidades, nacionalismo e o Estado. Transição inacabada, edited by José Magode. Maputo: Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, p. 18-39, 1996.

CAPELA, José. Moçambique pela sua história. Porto: Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, 2010. Coleção: e-books.

COELHO, João Paulo Borges. Abrir a fábula: Questões da política do passado em Moçambique. Revista Crítica de Ciências Sociais, 106, p. 153-166, 2015.

COELHO, João Paulo Borges. As visitas do Dr. Valdez. Coleção Ondas do Índico. Maputo: Ndjira, 2003.

COELHO, João Paulo Borges. Crónica da Rua 513.2. Lisboa: Caminho, 2006.

COELHO, João Paulo Borges. Entrevista a João Paulo Borges Coelho. Buala, 2010. Disponível em: http://www.buala.org/pt/cara-a-cara/entrevista-a-joao-paulo-borgescoelho. Acesso em: 28 jan. 2018. Entrevista concedida a Carmen Lucia Tindó Secco.

CRUZ E SILVA, Teresa. O nacionalismo em Moçambique e o papel da igreja: o caso das igrejas protestantes no sul de Moçambique. In Em torno dos nacionalismos em África, edited by Augusto Nascimento e Aurélio Rocha. Maputo: Alcance Editores, p. 86-102, 2013.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

LEITE, Joana Pereira; KHOURI, Nicole. Os ismailis de Moçambique. Vida económica no tempo colonial. Lisboa: Edições Colibri, 2012.

MACAMO, Elísio. A influência da religião na formação de identidades sociais no sul de Moçambique. In Identidade, moçambicanidade, moçambicanização, edited by Carlos Serra. Maputo: Livraria Universitária/UEM, p. 35-69, 1998.

MAGODE, José. Moçambique: etnicidades, nacionalismo e o Estado. Transição inacabada. Maputo: Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, 1996.

MENESES, Maria Paula. Desafios a Moçambique: nação e narrativas pós-coloniais. Cadernos de Estudos Culturais: Pós-colonialidade, 9, p. 183-202, 2013.

MENESES, Maria Paula. Images Outside the Mirror? Mozambique and Portugal in World History. Human Architecture: Journal of the Sociology of Self-Knowledge, 9, p. 121-137, 2011.

MENESES, Maria Paula. O “indígena” africano e o colono “europeu”: a construção da diferença por processos legais. Cadernos dos CES, 7, p. 68-93, 2010. Coimbra: Centro de Estudos Sociais.

MENESES, Maria Paula. Xiconhoca, o inimigo: narrativas de violência sobre a construção da nação em Moçambique. Revista Crítica de Ciências Sociais, 106, p. 9-52, 2015.

MONDLANE, Eduardo. Lutar por Moçambique. Maputo: Centro de Estudos Africanos / Universidade Eduardo Mondlane, 1995.

NGOENHA, Severino E. Identidade moçambicana: já e ainda não. In Identidade, moçambicanidade, moçambicanização, edited by Carlos Serra. Maputo: Livraria Universitária/UEM, p. 17-34, 1998.

NOA, Francisco. Império, mito e miopia. Moçambique como invenção literária. Lisboa: Editorial Caminho S.A, 2002.

RITA-FERREIRA, António. Presença Luso-Asiática e mutações culturais no sul de Moçambique (Até c.1900). Lisboa: Instituto de Investigação Científica Tropical, 1982.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. [4ª Ed.] São Paulo: Cortez, 1997.

SERRA, Carlos. Combates pela mentalidade sociológica. Maputo: Imprensa Universitária/UEM, 2003.

SERRA, Carlos. Identidade, moçambicanidade, moçambicanização. Maputo: Livraria Universitária/UEM, 1998.

SMITH, Anthony D. A identidade nacional. Lisboa: Gradiva, 1997.

Downloads

Publicado

2018-06-30