Muhatu e a virada do spoken word em Angola
DOI:
https://doi.org/10.35520/mulemba.2019.v11n21a31264Resumo
Na língua kimbundu, a palavra “muhatu” significa mulher e foi por isso que a poeta angolana Elisângela Rita usou-a para nomear a primeira competição de spoken word feminino que criou em Angola. O concurso “Muhatu, a força da palavra feminina”, teve sua primeira edição em novembro de 2017, reunindo no palco jovens poetas da cidade de Luanda. O grande prêmio das cinco primeiras colocadas foi a participação direta delas no principal concurso de poetry slam do país, o Luanda Slam, organizado por Elisângela Rita desde 2015, sem terem que passar pelo processo de inscrição e seleção do Casting. Rita implementa, assim, um sistema de cotas para garantir e estimular a participação de mulheres poetas nos concursos de poesia falada e com isso provoca uma grande virada na cena literária luandense.Downloads
Publicado
2019-12-23
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).