Sobre uma águia chamada Mutola
DOI:
https://doi.org/10.35520/mulemba.2020.v12n23a39270Palavras-chave:
Ficção curta, Autoria feminina, AntropomorfizaçãoResumo
RESUMO:
O objetivo deste estudo é analisar o conto Mutola, da escritora moçambicana Paulina Chiziane. A ficção curta de autoria feminina moçambicana explora várias subjetividades poéticas, uma delas é a figuração simbólica e alegórica de animais que se antropomorfizam em personagens para melhor representar as tensões da realidade das mulheres. No conto em tela, a águia surge como uma metáfora para resistência feminina contra o machismo patriarcal moçambicano. As análises empreendidas foram conduzidas pela orientação crítica de (CHIZIANE: 2013, p. 12), (BOURDIEU: 2002,p.10), (ECKMAN, 2011, p.31), (ZANELLO, 2018, p.177) entre outras convocadas pelas análises empreendidas.
PALAVRAS-CHAVE: Ficção curta; Autoria Feminina; Antropomorfização.
Referências
BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina. Tradução Maria Helena Kuhner. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002
CHIZIANE, Paulina. Eu, mulher... Por uma nova visão do mundo. Belo Horizonte: Nandyala, 2013.
_________________. As andorinhas. Belo Horizonte: Nandyala, 2013.
DEL PRIORE, Mary. História do amor no Brasil. São Paulo: Contexto, 2011.
ECKMAN, Paul. A linguagem das emoções. São Paulo: Lua de Papel, 2011.
PLATÃO. Fedro. São Paulo: Martin Claret, 2003.
SECCO, Carmen Lucia Tindó. Entre fábulas e alegorias: ensaios sobre Literatura Infantil em Angola e Moçambique. Rio de Janeiro: Quartet, 2007.
ZANELLO, Valeska. Saúde mental, gênero e dispositivos: cultura e processos de subjetivação. Curitiba: Appris, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).