A Lua de N’weti: O Imaginário Infantil de Sónia Sultuane
DOI:
https://doi.org/10.35520/mulemba.2021.v13n24a41247Palavras-chave:
Oralidade, Crenças tradicionais moçambicanas, Imaginário infantil no feminino.Resumo
Resumo:
O objetivo deste estudo é desenvolver uma análise da obra literária infantil A lua de N’weti (2014), da escritora moçambicana Sónia Sultuane. Movida pelo mundo das crenças tradicionais e pelo universo místico da Lua, Sónia Sultuane faz migrar a poesia para a literatura infantil. N’weti é uma criança moçambicana que amadurece os medos em relação à Lua cheia. Ao contar esta estória, Sultuane comprova um vínculo com a permanência do contrato com o movimento da moçambicanidade. Alguns aspectos são levados em consideração na análise: a oralidade, as crenças tradicionais moçambicanas e o imaginário infantil no feminino. Como suporte teórico, ancoramos nossos análises em posicionamentos de: (CHEVALIER; GHEERBRANT, 2006, p.561), (MOREIRA, 2005, p.31), (BACHELARD, 1990. p. 6), (SECCO, 2007, p.9-10) e (CHIZIANE&MARTINS, 2018, p.27).
Palavras-Chave: Oralidade, Crenças tradicionais moçambicanas, Imaginário infantil no feminino.
Referências
CARA. Salete de Almeida. A poesia lírica. São Paulo: Ática, 1998.
BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios do repouso: ensaios sobre as imagens da intimidade. (Trad. de Paulo N. da Silva). São Paulo: Martins Fontes, 1990.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Allain. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.
CHIZIANE, Paulina. Eu, mulher... Por uma nova visão do mundo. Belo Horizonte: Nandyala, 2013.
CHIZIANE, Paulina; MARTINS, Mariana. Ngoma Yethu: o curandeiro e o Novo Testamento. Belo Horizonte: Nadyala, 2018.
MOREIRA, Terezinha Taborda. O vão da voz: a metamorfose do narrador na ficção moçambicana. Belo Horizonte:
SECCO, Carmen Lucia Tindó. Ensaios sobre Literatura Infantil de Angola e Moçambique: entre fábulas e alegorias. Rio de Janeiro: Quartet, 2007.
SULTUANE, Sónia. No colo da lua. Maputo: s/e, 2009.
_______________. A Lua de N´weti. Santo Tirso: Editorial Novembro, 2014.
_______________.Celeste, a boneca com olhos cor de esperança. Santo Tirso: Editorial Novembro, 2017
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).