Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.35520/mulemba.2016.v8n14a4316Palavras-chave:
apresentaçãoResumo
Polissêmica e sempre apta a revisões, a noção de “diáspora” tem inspirado poetas, cronistas ou ficcionistas a imaginar estética e ideologicamente seus lugares de pertença ou de obsessão. Pelo fato de emergirem em contextos periféricos de produção, em um continente que abrigou ao longo de toda sua história trocas e embates resultantes de fluxos migratórios de distintos grupos culturais, as textualidades africanas souberam articular eficazmente no plano temático, formal e mesmo institucional as ideias de deslocamento, distanciamento e exílio, categorias quase sempre associadas ao universo diaspórico. Além disso, muitos de seus autores viveram experiências dessa natureza, fossem elas forçadas ou voluntárias, dentro ou fora de seus espaços de afetividade. O número 14 da Revista Mulemba oferece um conjunto de ensaios que confirma a importância histórica, a heterogeneidade de olhares e a atualidade dessas temáticas nas literaturas
africanas de língua portuguesa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).