MEMÓRIA, ESQUECIMENTO E IDENTIDADE: A CONFIGURAÇÃO DOS NARRADORES EM ANTES DE NASCER O MUNDO, DE MIA COUTO
DOI:
https://doi.org/10.35520/mulemba.2010.v2n3a4855Palavras-chave:
narrador, oralidade, escrita, memória, esquecimento.Resumo
Em Antes de nascer o mundo, Mia Couto cria um universo diegético em que há dois planos narrativos. Cada um deles possui um narrador autodiegético, o qual, em tom confessional, narra a própria história. O dilema enfrentado pelas personagens na ficção, isto é, a tensão entre memória e esquecimento na busca de definir a própria identidade, reflete-se igualmente no plano do discurso, através da tensão entre oralidade e escrita.
PALAVRAS-CHAVE: narrador; oralidade; escrita; memória; esquecimento.
Downloads
Publicado
2010-12-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).