Religião, literatura e a dinâmica colonial na África

Autores

  • Adilson Vagner de Oliveira Instituto Federal de Mato Grosso
  • Ana Cássia Gualda Bersani Instituto Federal de Mato Grosso
  • Emilaine Cardoso Alves Instituto Federal de Mato Grosso
  • Felipe Guedes Moreira Vieira Instituto Federal de Mato Grosso
  • Maria Vitória S. de Sousa Instituto Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.35520/mulemba.2021.v13n25a51460

Resumo

Este artigo analisa os elementos de religiosidade e colonização nos romances pós-coloniais da literatura africana, com o intuito de refletir sobre os efeitos da aproximação da Europa cristã das populações tradicionais africanas, e as práticas de representação literária desse encontro secular. Como corpus de investigação comparada, foram analisadas as obras O Outro Pé da Sereia (2006) e Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra (2003) de Mia Couto, A Gloriosa Família: o tempo dos flamengos (1999) de Pepetela e A flecha de Deus (2011) de Chinua Achebe. Os textos apresentam interpretações particulares sobre o encontro cultural histórico decorrente da colonização europeia a partir de concepções ficcionais atuais sobre o processo de hibridismo cultural e sincretismo religioso das nações africanas por meio da releitura da história.

Referências

ACHEBE, Chinua. A Flecha de Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

ACQUAH, Francis. The impact of African traditional religious beliefs and cultural values on christian-muslim relations in Ghana from 1920 through the present: A Case Study of Nkusukum-Ekumfi-Enyan area of the Central Region. Dissertation (Doctorate in Theology), Exeter: University of Exeter, 2011.

AGBIJI, Obaji M.; SWART, Ignatius. Religion and social transformation in Africa: A critical and appreciative perspective. Scriptura, v. 114, nº1, 2015, p.1-20.

AKANBI, Afolabi Olarongbe; AZIZ, Noor Hashima Abd; HALIM, Rohizah. The God and People’s Power in Chinua Achebe’s Arrow of God. Journal of Humanities and Social Science, v. 23, nº2, 2018, p. 68-77.

ALVES, Rubem. O que é religião. 7ª ed. São Paulo: Abril Cultural/Brasiliense, 1989.

BRANDILEONE, A. P. F. N. A Gloriosa Família, de Pepetela: O Outro Lado da História. Scripta Uniandrade, Curitiba – PR, v.11, nº2, 2013, p.42-53.

.

BEZERRA, Rozilda. ‘O outro pé da sereia’: identidade e alteridade no encontro entre culturas. A Cor das Letras, Feira de Santana, v. 9, n. 1, 2008, p. 171-186.

CARREIRA, Shirley de Souza Gomes. O outro pé da sereia: o diálogo entre história e ficção na representação da África contemporânea. Vertentes, São João Del-rei, v. 30, n. 1, 2007, p. 21-334.

COUTO, Mia. O outro pé da sereia. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

COUTO, Mia. Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

COUTINHO, José P. Religião e outros conceitos. Revista Sociologia - Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, v. 24, 2012, p.171-193.

DINIZ, Érika Ribeiro. Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, de Mia Couto: identidades em trânsito. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.

DOURADO, Lise. O outro pé da sereia: fronteira líquida entre o velho e o novo discurso identitário africano e afro-diaspórico. In: Anais do XI Congresso Internacional da ABRALIC – Tessituras, Interações, Convergências – São Paulo: USP, 2008.

ELLIS, Stephen; HAAR, Gerrie. Religion and politics in Sub-Saharan Africa. The Journal of Modern African Studies, 1998, v. 36, nº 2, p. 175-201.

FLEXA, Andreza dos Santos. História e identidade: um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, de mia couto. Revista Mulemba, v. 5, n. 8, 2013, p. 29-40.

LOIOLA, José Roberto Alves. Pós-colonialismo e religião: possibilidades metodológicas. Revista Caminhos, Goiânia, nº 1, v. 9, 2011, p. 159-174.

LOPES, João Marques. O colonialismo interno em O outro pé da sereia, de Mia Couto. Letras de Hoje, Lisboa, v. 51, nº 4, 2016, p. 11-20.

MARX, Karl. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2010.

PARADISO, Silvio Ruiz. Pós-colonialismo, resistência e religiosidade nas literaturas africanas: algumas perspectivas. Revista Lusófona de Estudos Culturais, [s.l.], v. 2, nº 1, 2014a, p. 72-83.

PARADISO, Silvio Ruiz. Religião e Religiosidade nas Literaturas pós-coloniais africanas: Achebe e Mia Couto. Tese de Doutorado. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014b.

PEPETELA. A Gloriosa Família: tempo dos flamengos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

PONTES, Daniela Santos de. Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra: a percepção da paisagem em Mia Couto. TCC (Graduação) - Curso de Letras, Guarabira, 2014.

ROCHA, D. A fanática missão civilizadora de um religioso na Angola rural do século XVII (A Gloriosa Família, de Pepetela). Estudos de Religião, v. 32, nº 2, 2018, p. 191-211.

SERRA, Lilian P. Uma outra lógica: análise da obra O outro pé da Sereia, de Mia Couto, sob a perspectiva de estratégias textuais que se alicerçam sobre olhares múltiplos. Crioula. Belo Horizonte, v. 12, nº 1, 2012, p. 72-83.

XAVIER, Lola G. Pepetela: entre a história e a ficção. Limite, nº 2, 2008, p. 255-270.

Downloads

Publicado

2022-05-17