Editorial: Oecologia Australis - Issue 23(4) 2019

Authors

  • Ana Claudia Delciellos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Keywords:

editorial

Abstract

A Oecologia Australis dá as boas-vindas a todos os leitores desta revista com a publicação do quarto fascículo de 2019, apresentando o especial “Ecology of Wetlands” da Dra. Camila Aoki, Dr. Gudryan Barônio e Dr. Arnildo Pott. A organização deste fascículo começou em fevereiro de 2018 e, após quase dois anos de trabalho, temos agora o fascículo especial contendo 32 manuscritos com estudos desenvolvidos nos ecossistemas de áreas úmidas do Brasil, principalmente no Pantanal. Os próximos fascículos especiais a serem publicados entre 2020 e 2021 já estão sendo organizados: “Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração” da Dra. Camila S. Barros, Dr. Vitor N. T. Borges-Júnior e Dr. Marcus V. Vieira, e “Ecologia de Peixes de Riachos II” da Dra. Érica P. Caramaschi e Dra. Rosana Mazzoni. Ainda, no momento (13/12/19) contamos com 28 manuscritos já aceitos para publicação e na seção Ahead of Print (https://revistas.ufrj.br/index.php/oa/issue/view/1109/showToc), que serão publicados em um fascículo de Submissões Espontâneas em 2020.

            A revista passou por um grande crescimento em 2019. Em 2019 foram publicados 91 manuscritos, comparados a 42 em 2018. O corpo editorial da revista também cresceu com a incorporação de novos editores associados. Atualmente contamos com 38 Editores Associados de cerca de 28 diferentes instituições brasileiras e estrangeiras (https://revistas.ufrj.br/index.php/oa/about/editorialTeam). Esse crescimento não foi apenas quantitativo, mas qualitativo também, pois nos últimos dois anos os manuscritos têm passado por etapas adicionais de verificação de análises estatísticas, delineamento amostral e qualidade geral antes de serem aceitos para publicação. Também contamos agora com dois Editores Assistentes, a Dra. Nuria Pistón, responsável pelo acompanhamento dos manuscritos submetidos, e o Msc. Alan Braz, responsável por receber as submissões. Por último, em 01/01/2020 a Dra. Camila S. Barros assumirá como Editora-Chefe, tendo atuado anteriormente como Editora Associada, Editora Assistente e, atualmente, como Vice Editora-Chefe. Agradecemos também os serviços de diagramação da Edições Athena.

            A Oecologia Australis, criada em 1995, já se estabeleceu como uma revista de referência em Ecologia no Brasil. Nós incentivamos o desenvolvimento e a submissão de estudos ecológicos, bem como a submissão de artigos de opinião para estimular o debate das questões atuais e do futuro da ciência e educação brasileiras. Fica o convite!

 

Ana Cláudia Delciellos

Editor-in-Chief, Oecologia Australis

(janeiro de 2018- dezembro de 2019)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Published

2019-12-16