Seleção de reservas: estudos na América do Sul e revisão de conceitos

Authors

  • Míriam Plaza Pinto Prog. de Pós-Grad. Ecologia,Inst. de Biologia,Univ. Fed. do Rio de Janeiro.I. do Fundão.Rio de Janeiro,Rio de Janeiro,Brasil.CEP:21941-590.Lab. de Vertebrados,Dep. de Ecologia,Univ. Fed. do Rio de Janeiro.Rio de Janeiro,Rio de Janeiro,Brasil.CEP:21941-590
  • Carlos E.V. Grelle Laboratório de Vertebrados, Departamento de Ecologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Caixa Postal: 68020. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. CEP: 21941-590.

Keywords:

algoritmos, cienciometria, complementaridade, distribuição espacial, grupos taxonômicos.

Abstract

A seleção de reservas é uma área da biologia da conservação atualmente merecedora de muita atenção e pesquisa, e é uma ferramenta poderosa para preservar a biodiversidade de espécies. Nesse estudo foi feita uma cienciometria dos trabalhos que fizeram seleção de reservas na América do Sul, e foram encontrados apenas 24 artigos, a partir do ano 2000. OBrasil foi destacadamente o país onde houve o maior número de estudos (12 artigos), e, dentro desse país, o bioma Cerrado (8 artigos). Os dados mais utilizados foram relativos ao grupo das aves, e nenhum trabalho foi realizado usando informações sobre os invertebrados. Os objetivos de cada estudo foram relatados numa descrição sucinta. Vários foram os objetivos dos trabalhos: apenas selecionar áreas prioritárias, avaliar a influência do nível de resolução taxonômica na seleção de reservas, verificar a eficiência de reservas existentes, comparar a performance de dois programas (softwares) diferentes, descrever programa, verificar a performance de grupos indicadores, selecionar reservas minimizando custos, usar distribuições modeladas de espécies existentes e hipotéticas, ver influência das bordas das distribuições nas soluções de reservas. Foi feita uma revisão sobre os principais conceitos abordados em seleção de reservas. A pesquisa em seleção de reservas na América do Sul ainda é escassa e muito recente. O número de trabalhos deve aumentar nos próximos anos acompanhando a tendência mundial dessa área de pesquisa.

Published

2009-12-21