A POLINIZAÇÃO EM CULTIVOS AGRÍCOLAS E A CONSERVAÇÃO DAS ÁREAS NATURAIS: O CASO DO MARACUJÁ-AMARELO (PASSIFLORA EDULIS F. FLAVICARPA DENEGER)

Authors

  • Marcela Yamamoto Universidade Federal de Uberlândia
  • Ana Angélica Almeida Barbosa Universidade Federal de Uberlândia
  • Paulo Eugênio Alves Macedo de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Keywords:

abelhas, cerrado, Passiflora, polinizadores nativos

Abstract

A polinização é um importante serviço ecossistêmico que envolve a manutenção da diversidade das plantas e também a produção de alimentos, podendo aumentar a quantidade e a qualidade dos produtos agrícolas. Os principais polinizadores são as abelhas que representam mais de 70% dos polinizadores das plantas cultivadas. Mas apenas cerca de uma dúzia de espécies é manejada para este fim, sendo que Apis mellifera é a principal espécie utilizada. Os relatos de declínio dos polinizadores indicaram uma crise global da polinização e desencadearam as iniciativas de conservação e uso sustentável dos polinizadores ao redor do mundo incentivando estudos detalhados da polinização de cultivos e dos polinizadores nativos. Mas há autores que questionam as reais necessidades de polinizadores bióticos para a produção mundial de alimentos, já que a maioria destas culturas é autógama ou polinizada pelo vento. Análises detalhadas circunscreveram algumas culturas essencialmente dependentes de polinizadores bióticos para sua produção. Se tais culturas não são tão importantes em termos de produção bruta, elas parecem ser vitais para a manutenção da diversidade de hábitos alimentares e de culturas locais. Estes estudos de meta-análise recentes também mostraram a dependência dos serviços de polinização em relação à diversidade de polinizadores e à conservação das áreas no entorno de tais culturas. No entanto, os estudos neste sentido, especialmente no Brasil, estão restritos a algumas poucas culturas e áreas de produção. O modelo do cultivo do maracujá-amarelo, Passiflora edulis f. flavicarpa Deneger (Passifloraceae) na Região do Triângulo Mineiro foi utilizado para analisar aspectos da conservação das áreas naturais e do serviço de polinização. Esta interação envolve um cultivo auto-incompatível que necessita da polinização de abelhas de grande porte para a produção de frutos, especialmente as abelhas do gênero Xylocopa, de hábitos solitários, que nidificam em madeira. Além disso, a região de estudo está entre as áreas de mais alta pressão antrópica do bioma Cerrado, com estimativas de até 92% de degradação da vegetação original. Os resultados encontrados para a região apontaram produtividade natural do cultivo (25%) superior aos valores considerados economicamente viáveis (cerca de 20%), os quais podem ser explicados pela maior riqueza de espécies de polinizadores quando comparado a outras regiões do Brasil. Mas tais resultados não mostraram relação com a cobertura de áreas naturais de cerrado no entorno dos cultivos apontando a necessidade de uma maior investigação quanto a este aspecto.

Author Biographies

Marcela Yamamoto, Universidade Federal de Uberlândia

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, Instituto de Biologia, Universidade Federal de Uberlândia

Ana Angélica Almeida Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Biologia, Universidade Federal de Uberlândia

Paulo Eugênio Alves Macedo de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Biologia, Universidade Federal de Uberlândia

Published

2017-02-20