BIOLOGIA DE NIDIFICAÇÃO DE XYLOCOPA (NEOXYLOCOPA) FRONTALIS (OLIVIER) (HYMENOPTERA, APIDAE, XYLOCOPINI)

Authors

  • Paola Marchi USP
  • Gabriel Rodrigues Melo UFPR

Keywords:

Atividades externas, mamangavas, maracujá, ninhos, polinizadores

Abstract

Este estudo teve como objetivo acompanhar as atividades de Xylocopa (Neoxylocopa) frontalis (Olivier, 1789) em uma agregação de ninhos localizada no município de Morretes, Paraná, onde esta espécie é a principal agente polinizadora de Passiflora edulis f. flavicarpa (maracujá azedo), cultivo predominante na região. Foram observados o ciclo anual das abelhas, a seleção dos substratos (pedaços de troncos) e a aceitação de ninhos-armadilha feitos com quadros de madeira ou de gomos de bambus durante o ano de 2006. Nesta região a espécie X. frontalis foi univoltina, com um período de maior freqüência de fundação dos ninhos entre outubro e dezembro. As atividades externas aos ninhos iniciaram-se mais cedo no verão e se restringiram aos horários mais quentes no inverno, e quando correlacionadas mensalmente com o clima, os valores de temperatura mínima foram os que mais influenciaram o número de vôos. O número de fundações de ninhos foi fortemente associado às médias climáticas históricas da região de dois meses adiante às fundações, sugerindo uma melhor época para o nascimento da sua próxima geração em relação à precipitação, temperatura e fotoperíodo. Durante o período de floração de P. edulis houve sincronia entre as atividades diárias de X. frontalis com o horário de abertura das flores, caracterizando uma interação importante. Os principais inimigos naturais foram Cissites maculata Swederus (Meloidae) e uma espécie de Leucospis Fabricius (Leucospidae, Chalcidoidea).

Author Biographies

Paola Marchi, USP

Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1997), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente desenvolve projeto sobre abelhas polinizadoras da cultura de maracujá no interior do Estado de São Paulo como pesquisadora de pós-doutorado do Instituto de Biociências, Departamento de Ecologia da Universidade de São Paulo, como bolsista da Fapesp.

Gabriel Rodrigues Melo, UFPR

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (1990), Mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e Doutor em Entomologia pela University of Kansas (1998). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná e editor-associado da Revista Brasileira de Entomologia. Atua na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, trabalhando principalmente com a sistemática de Hymenoptera, em particular de abelhas e vespas da superfamília Apoidea da região Neotropical.

Published

2017-02-20