EFEITOS LETAIS DOS PESTICIDAS AGRÍCOLAS SOBRE POLINIZADORES E PERSPECTIVAS DE MANEJO PARA OS AGROECOSSISTEMAS BRASILEIROS

Authors

  • José Nunes Pinheiro Universidade Federal do Ceará
  • Breno Magalhães Freitas Universidade Federal do Ceará

Keywords:

Abelhas, agrotóxicos, biodiversidade agrícola, manejo para polinização.

Abstract

Os polinizadores estão entre os componentes essenciais para o funcionamento dos ecossistemas em geral. Na agricultura, a Biodiversidade Associada às Culturas (CAB) constitui parte importante dos ecossistemas agrícolas, sendo os polinizadores um dos seus componentes principais. No entanto, os pesticidas utilizados na agricultura moderna têm causado impactos muito negativos sobre a diversidade e quantidade de polinizadores em áreas agrícolas e contribuído para baixas produtividades em várias culturas. O presente trabalho revisa as informações disponíveis na literatura a respeito dos efeitos letais de pesticidas agrícolas de uso autorizado no Brasil sobre os polinizadores, discute os diferentes impactos das formulações e uso nos ecossistemas brasileiros e propõe boas práticas de manejo visando minimizar os efeitos negativos e racionalizar o uso dos pesticidas nos ecossistemas agrícolas brasileiros.

Author Biographies

José Nunes Pinheiro, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1988) , mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (2002) . Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitotecnia e Entomologia Agrícola. Atuando principalmente nos seguintes temas: defensivos agrícolas, mamona, cultivares, desfolha, biomassa verde.

Breno Magalhães Freitas, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (1991) e PhD em Abelhas e Polinização - University of Wales College of Cardiff (1995), Grã-Bretanha. Atualmente é prof. Associado 2 da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Criação de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: abelhas africanizadas, abelhas sem ferrão e solítárias, requerimentos de polinização de culturas agrícolas, eficiência de polinizadores e criação e manejo de polinizadores. Ministra disciplinas e orienta estudantes nos cursos de graduação em Zootecnia e Agronomia, como também nas pós-graduações (mestrado e doutorado) em Zootecnia (Depto de Zootecnia) e Ecologia (Depto. de Biologia) da UFC. É membro da Iniciativa Brasileira dos Polinizadores e pesquisador em produtividade do CNPq.

Published

2017-02-20