EFEITOS SUB-LETAIS DOS PESTICIDAS AGRÍCOLAS E SEUS IMPACTOS NO MANEJO DE POLINIZADORES DOS AGROECOSSISTEMAS BRASILEIROS

Authors

  • Breno Magalhães Freitas Universidade Federal do Ceará
  • José Nunes Pinheiro Universidade Federal do Ceará

Keywords:

abelhas, agricultura, defensivos agrícolas, boas práticas de manejo, sustentabilidade de ecossistemas.

Abstract

As normas internacionais utilizadas como padrão para estudos em laboratórios dos riscos de pesticidas agrícolas para polinizadores concentram-se, primariamente, na mortalidade de abelhas melíferas (Apis mellifera), que são os agentes polinizadores mais comumente utilizados na grande maioria das culturas agrícolas. No entanto, efeitos sub-letais, decorrentes da exposição de abelhas melíferas a baixos níveis de doses e/ou aplicações, principalmente a longo prazo, são pouco conhecidos e não têm sido utilizados nos estudos de risco para fins de discussão. O presente trabalho revisa as informações disponíveis na literatura sobre os efeitos sub-letais de pesticidas nos agentes polinizadores, particularmente abelhas, na perspectiva de se interpretar e correlacionar os resultados obtidos sob condições de testes de laboratório, de semi-campo e campo às condições de agroecossistemas brasileiros específicos e definir estratégias de manejo adequadas.

Author Biographies

Breno Magalhães Freitas, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (1991) e PhD em Abelhas e Polinização - University of Wales College of Cardiff (1995), Grã-Bretanha. Atualmente é prof. Associado 2 da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Criação de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: abelhas africanizadas, abelhas sem ferrão e solítárias, requerimentos de polinização de culturas agrícolas, eficiência de polinizadores e criação e manejo de polinizadores. Ministra disciplinas e orienta estudantes nos cursos de graduação em Zootecnia e Agronomia, como também nas pós-graduações (mestrado e doutorado) em Zootecnia (Depto de Zootecnia) e Ecologia (Depto. de Biologia) da UFC. É membro da Iniciativa Brasileira dos Polinizadores e pesquisador em produtividade do CNPq.

José Nunes Pinheiro, Universidade Federal do Ceará

possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1988) , mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (2002) . Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitotecnia e Entomologia Agrícola. Atuando principalmente nos seguintes temas: defensivos agrícolas, mamona, cultivares, desfolha, biomassa verde,

Published

2017-02-20