O PAPEL DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA NA CONSTRUÇÃO DE INFRAESTRUTURA NA AMÉRICA DO SUL E OS EFEITOS SOBRE A INTEGRAÇÃO SUL-AMERICANA

Autores

  • Bruna Coelho Jaeger

Palavras-chave:

República Popular da China, América do Sul, Infraestrutura, Integração Regional.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo central analisar os investimentos chineses em infraestrutura na América do Sul. Assim, como objetivos complementares, busca-se analisar esse padrão de relacionamento China-América do Sul, bem como os impactos sobre a integração regional sul-americana e ao Brasil como líder regional. Dessa forma, a fim de atingir seus objetivos, o trabalho é estruturado em três seções. A primeira busca realizar um panorama dos objetivos da China na América do Sul. A segunda seção, por sua vez, analisa alguns dos principais projetos de integração de infraestrutura na América do Sul nos quais os investimentos chineses são majoritários, especialmente a Ferrovia Bioceânica entre Brasil e Peru. A última seção avalia os impactos desses investimentos sobre a integração sul-americana e sobre a liderança regional brasileira.

Biografia do Autor

Bruna Coelho Jaeger

Mestra em Estudos Estratégicos Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEEI-UFRGS). Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2017-02-06

Edição

Seção

Artigos e Ensaios