Integração Regional e Educação: O caso do MERCOSUL

Autores

  • Thauan Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Carlos Antônio Diniz Júnior Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

MERCOSUL, Educação, Políticas Educacionais, Integração Regional, América do Sul

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo refletir sobre o papel da educação na promoção da integração regional, avaliando-se, particularmente, o caso do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Para tal, organiza-se em quatro partes: (i) revisão da literatura sobre educação e integração regional; (ii) breve comparação de indicadores quantitativos e (iii) das legislações dos países do bloco; e (iv) reflexão sobre os Planos de Ação do Setor Educacional do MERCOSUL (SEM), focando no caso da educação básica. Conclui-se que embora o setor educacional não tenha sido incorporado na agenda prioritária do bloco, esteve presente em diversos contextos e documentos oficiais do MERCOSUL.

Biografia do Autor

Thauan Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio) e pesquisador do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e do Laboratório de Estudos Estratégicos e Institucionais (LEEI/UFRJ). Bolsista da CAPES

Carlos Antônio Diniz Júnior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu/Unirio), pesquisador do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), membro do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/Unirio). Bolsista da CAPES.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Edição

Seção

Artigos e Ensaios