Integração Regional e Educação: O caso do MERCOSUL

Autores/as

  • Thauan Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Carlos Antônio Diniz Júnior Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palabras clave:

MERCOSUL, Educação, Políticas Educacionais, Integração Regional, América do Sul

Resumen

O presente trabalho tem como principal objetivo refletir sobre o papel da educação na promoção da integração regional, avaliando-se, particularmente, o caso do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Para tal, organiza-se em quatro partes: (i) revisão da literatura sobre educação e integração regional; (ii) breve comparação de indicadores quantitativos e (iii) das legislações dos países do bloco; e (iv) reflexão sobre os Planos de Ação do Setor Educacional do MERCOSUL (SEM), focando no caso da educação básica. Conclui-se que embora o setor educacional não tenha sido incorporado na agenda prioritária do bloco, esteve presente em diversos contextos e documentos oficiais do MERCOSUL.

Biografía del autor/a

Thauan Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio) e pesquisador do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e do Laboratório de Estudos Estratégicos e Institucionais (LEEI/UFRJ). Bolsista da CAPES

Carlos Antônio Diniz Júnior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu/Unirio), pesquisador do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), membro do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/Unirio). Bolsista da CAPES.

Publicado

2017-12-13

Número

Sección

Artigos e Ensaios