Integração Regional e Educação: O caso do MERCOSUL

Auteurs-es

  • Thauan Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Carlos Antônio Diniz Júnior Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mots-clés :

MERCOSUL, Educação, Políticas Educacionais, Integração Regional, América do Sul

Résumé

O presente trabalho tem como principal objetivo refletir sobre o papel da educação na promoção da integração regional, avaliando-se, particularmente, o caso do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Para tal, organiza-se em quatro partes: (i) revisão da literatura sobre educação e integração regional; (ii) breve comparação de indicadores quantitativos e (iii) das legislações dos países do bloco; e (iv) reflexão sobre os Planos de Ação do Setor Educacional do MERCOSUL (SEM), focando no caso da educação básica. Conclui-se que embora o setor educacional não tenha sido incorporado na agenda prioritária do bloco, esteve presente em diversos contextos e documentos oficiais do MERCOSUL.

Bibliographies de l'auteur-e

Thauan Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio) e pesquisador do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e do Laboratório de Estudos Estratégicos e Institucionais (LEEI/UFRJ). Bolsista da CAPES

Carlos Antônio Diniz Júnior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu/Unirio), pesquisador do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), membro do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/Unirio). Bolsista da CAPES.

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Publié-e

2017-12-13

Numéro

Rubrique

Artigos e Ensaios