Chamada aberta para publicação - V. 8, 2025
Vivemos tempos de grave crise – em esfera política global, nos sistemas econômicos, no descrédito às instituições –, e em meio a esse cenário, a educação é alvo e resistência. Educar em situações-limite nos mais diversos cenários, e especialmente no contexto da escola pública, vem se colocando como uma tônica na atualidade. Os recentes (des)casos vividos pelo Colégio de Aplicação da UFRJ, onde nossa revista se hospeda, materializam a crise: um muro que contorna nossa quadra derruiu; estudantes, direção e quadro técnico-docente sofrem violências racistas e de gênero; o contingenciamento orçamentário sufoca nossa subsistência. Não se trata de situação isolada, mas de um projeto de desmonte da educação pública como um todo.
Aílton Krenak, na obra Ideias para adiar o fim do mundo (2019), apresenta a possibilidade de postergar o pessimismo que vem marcando a sociedade contemporânea. Com esperança, propõe a construção de novas relações sociais, mais vinculadas à sensibilidade e à valorização da diversidade. Tal percepção é o ponto de partida para a chamada de artigos do nosso periódico: reconstruir, no campo da educação, diversas formas de se atuar no enfrentamento às crises e em situações-limite, visando adiar o fim do mundo.
Nesse sentido, aceitam-se artigos, relatos e ensaios fotográficos que dialoguem, entre outros, com as seguintes proposições:
- Lecionar no ensino básico em contextos e/ou situações-limite;
- Desafios enfrentados pela formação docente em tempos de crise;
- Políticas públicas educacionais no enfrentamento ao desmonte da escola pública;
- Sensibilidade e diversidade como estratégias de ensino para se adiar o fim do mundo;
- Desenvolvimento de práticas pedagógicas para além dos muros.
Os relatos, artigos e ensaios fotográficos podem ser oriundos de projetos de pesquisa, ensino e extensão em contexto da Educação Básica, bem como relativos às experiências e atividades desenvolvidas no âmbito de programas institucionais voltados à formação docente inicial e continuada, tais como PIBID, Residência Pedagógica e Mestrados Profissionais em Ensino. Os textos podem ainda contar com a participação de estudantes de educação básica, desde que em coautoria com docentes orientadores nos referidos projetos.
Acesse as orientações e diretrizes para autores pela aba “submissões”, disponível no link: https://revistas.ufrj.br/index.php/peb/about/submissions.
Modo de submissão
- O envio das contribuições deve ser feito, exclusivamente, através da página da revista Perspectivas em Educação Básica no Portal de Periódicos da UFRJ (https://revistas.ufrj.br/index.php/peb).
- Os autores deverão se cadastrar na página da revista Perspectivas em Educação Básica no Portal de Periódicos da UFRJ como “Autor” e, após login, clicar em "Nova submissão" na Página do usuário.
- Todas as dúvidas acerca das submissões serão feitas através do Portal de Periódicos da UFRJ ou do e-mail da revista Perspectivas em Educação Básica (perspectivascapufrj@gmail.com).
- Cada trabalho receberá dois pareceres de avaliadores distintos, que podem: (a) indicar a publicação (com ou sem modificações); ou (b) negar a publicação. À equipe editorial é reservado o direito de solicitar e sugerir modificações de diferentes ordens.
- A decisão final acerca da publicação dos manuscritos é de responsabilidade dos membros da equipe editorial.
Os trabalhos devem ser enviados pelo Portal de Periódicos da UFRJ de acordo com descrição acima até 10 de outubro de 2025 e devem ajustar-se às diretrizes da revista. Para mais, acessar a aba "submissões".