A geomorfologia do sítio urbano do Rio de Janeiro como recurso didático no ensino de geografia
Palavras-chave:
Geomorfologia urbana, Ensino de geografia, Rio de Janeiro (Estado)Resumo
A Geografia abrange conhecimentos que se dividem entre a chamada Geografia Física e a Geografia Humana. Tal subdivisão é visível na literatura acadêmica, nos cursos de formação de professores, nos livros didáticos e, por conseguinte, no imaginário dos alunos. No entanto, é necessário que o conhecimento geográfico não seja parcelado a fim de garantir reais análises geográficas nas aulas de Geografia, garantindo aos alunos da educação básica uma melhor compreensão do espaço geográfico. Para isso, recorreu-se à confluência do conhecimento geográfico na forma da chamada Geomorfologia urbana, e à paisagem da capital fluminense, como recurso didático e meio de se integrar o conhecimento, propondo práticas pedagógicas que ajudem na superação dessa dicotomia, bem como facilitem a compreensão dos fenômenos geográficos, a partir da adaptação da metodologia elaborada por Pereira (2006).
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