A "migração perversa" de jovens para o EJA
um estudo de caso
Palavras-chave:
Juventude, Educação de Jovens e Adultos, Migração perversaResumo
O presente trabalho discute o processo de juvenilização da Educação e Jovens e Adultos no município do Rio de Janeiro. A pesquisa consistiu em um estudo de caso, realizado no ano letivo de 2016, e analisou o processo de “migração perversa” de jovens de 15 e 16 anos de uma escola pública municipal transferidos do Ensino Fundamental sequencial para o Programa de Educação de Jovens e Adultos. Partiu-se do princípio que estar na EJA deveria ser mais uma opção de escolaridade para os jovens, uma escolha. Mas, na prática, existe escolha? Para alcançar os objetivos da pesquisa foram entrevistados alunos, professores regentes e a equipe diretiva-pedagógica. Os resultados encontrados denunciam a utilização do PEJA predominantemente como política de correção do fluxo escolar, prática esta que concorre para tornar o Programa um mecanismo de legitimação dessa migração perversa.
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