A interface rural-urbana e o trabalho de campo no currículo de geografia no ensino médio
Palavras-chave:
Currículo, Geografia, Ensino MédioResumo
O objetivo do artigo é apresentar as ideias que estiveram presentes na elaboração dos conteúdos sobre o espaço rural, em especial na inciativa para realização do trabalho de campo na periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro em setembro de 2014. A atividade curricular nos permitiu ir além da relação pesquisa-ensino, contemplando a dimensão da extensão. No ano em que o Colégio de Aplicação da UFRJ completa 70 anos, através da minha experiência como ex-professor substituto de Geografia da instituição, venho reafirmar a importância do debate crítico promovido pela Geografia, da atividade curricular do trabalho de campo nas turmas do Ensino Médio e reforçar a necessidade da articulação pesquisa-ensino- extensão no contexto contemporâneo que vem nos impondo múltiplos desafios e a urgência de nos posicionarmos como atores participativos na construção de uma sociedade mais democrática.
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