A extensão universitária como espaço de construção de coletivos docentes

contribuições da biologia para as discussões sobre gênero e sexualidade

Autores

  • Aline Silva Machado
  • Angela Machado Bouzan
  • Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima
  • Filipe Cavalcanti da Silva Porto
  • Natália Tavares Rios
  • Carla Mendes Maciel
  • Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba
  • Matheus Henrique da Mota Ferreira
  • Ana Carolina da Silva Cunha
  • Daniel Bressan de Andrade
  • Camila Venturini Suizani

Palavras-chave:

Formação continuada, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Escola pública, Educação sexual

Resumo

Apresentamos neste texto as atividades de um projeto de extensão que visa estreitar vínculos entre professores e estudantes de licenciatura de instituições educacionais públicas. No presente trabalho, faz-se um relato reflexivo das atividades pedagógicas sobre identidade de gênero e diversidade sexual no contexto escolar que foram desenvolvidas no âmbito do grupo de extensão. Elaboramos coletivamente estratégias de ensino-aprendizagem para serem implementadas em diferentes contextos escolares e oficinas pedagógicas voltadas para públicos diversificados: professores, alunos de licenciatura e estudantes de Ensino Médio. Defendemos que a construção de projetos coletivos contribui para reafirmar o papel da extensão universitária na promoção da interação transformadora entre universidade e escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-08-16

Edição

Seção

Interseções