Educação integral e(m) tempo integral e o pensamento curricular
uma conversa complicada?
Palavras-chave:
Conversa complicada, Educação integral, Pensamento curricularResumo
Esta conversa complicada, inspirada nas contribuições de William Pinar, traz um levantamento das produções elaboradas (dissertações e teses), no âmbito do Núcleo de Estudos, Tempos, Espaços e Educação Integral, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (NEEPHI/UNIRIO), durante os dez primeiros anos de pesquisas (mestrado/doutorado) na Pós-Graduação, para contribuir com a discussão sobre política curricular. Do levantamento realizado, apenas 4 produções foram encontradas – sendo 3 dissertações e 1 tese – que abordam, diretamente, a discussão do currículo e/ou da organização curricular nas políticas de Educação Integral e(m) Tempo Integral. Neste contexto, operou-se, reflexivamente, a partir das contribuições de Lopes e Macedo (2011), Lopes (2008), Macedo (2006) em diálogo com as contribuições de Pinar (2016) e Sacristán (2003) e verificou-se, nas produções analisadas, ‘encontros’ quando elas problematizavam as concepções de Educação Integral e(m) Tempo Integral e de currículo e/ou organização curricular, mas, também, ‘desencontros’ quando se evidenciou uma multiplicidade de experiências, práticas, sujeitos e concepções.
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