Base Nacional Comum Curricular de ciências da natureza
reflexões compartilhadas entre docentes do Colégio de Aplicação da UFRJ
Palavras-chave:
Currículo, Professores, Complexo de Formação de Professores da UFRJ, Ensino de ciênciasResumo
O texto apresenta reflexões de docentes do Colégio de Aplicação da UFRJ e de uma escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro sobre a Base Nacional Comum Curricular - BNCC - de Ciências da Natureza. Fruto de ações do projeto de extensão “Compartilhando boas práticas no ensino de Ciências e Biologia entre escolas públicas”, no âmbito do Complexo de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o texto, inicialmente, aponta diferentes considerações sobre a ideia de um currículo nacional comum. Em seguida, descreve as contradições presentes na BNCC de Ciências da Natureza, destacando os impactos negativos de sua implementação sobre o trabalho pedagógico de professores atuantes em dois contextos escolares distintos. Defendemos que o fortalecimento de coletivos docentes são espaços de resistência -micro e macropolítica - a ações autoritárias do governo, tais como a BNCC.
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