FATORES DE ACEITAÇÃO E USO DE TECNOLOGIA: UMA INVESTIGAÇÃO COM SERVIDORES PÚBLICOS
Palavras-chave:
Aceitação e Uso de Tecnologia, Instituição Federal de Ensino Superior, Modelo UTAUT, Setor Público, Sistemas de Informação.Resumo
A adoção de sistemas de informação (SI) por organizações públicas é necessária para a reestruturação de suas atividades gerenciais. Existe uma expectativa de que os usuários de SI os utilizem de forma satisfatória. Porém, há uma lacuna no setor público relacionada à resistência às mudanças e ao uso de recursos de SI pelos seus servidores. Este artigo teve como objetivo investigar fatores de aceitação e uso de tecnologia que influenciam servidores públicos da Universidade Federal de Sergipe a utilizarem um sistema de informação. Utilizou-se como base o modelo UTAUT de Venkatesh et al. (2003). Tratou-se de pesquisa quantitativa por meio do método survey, com o uso dos testes U de Mann-Whitney e ANOVA Kruskal Wallis para testar as hipóteses. Expectativa de desempenho, Expectativa de esforço e Influência social positivamente influenciam dois dos três subsistemas estudados, apenas a Expectativa de desempenho influencia o outro subsistema, e os moderadores apresentaram comportamento divergente do que propõe o modelo.
Referências
CAPES
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
A Revista PGPU permite que o(s) autor(es) mantenha(m) os direitos autorais de seu trabalho, desde que repasse(m) os direitos da primeira publicação ao periódico.