Entre fios e desafios: O Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural (CEAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro como ponto de encontro e formação de técnicos administrativos em educação que atuam pela acessibilidade e inclusão na UFRJ

Autores

  • Damiane Daniel Silva Oliveira dos Santos
  • Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro Museu da Geodiversidade Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-4631-362X
  • Rita de Cássia Oliveira Gomes
  • Rose Lane Loureiro Gadelha de Azedias
  • Vilma Frazão de Melo

Palavras-chave:

Acessibilidade e inclusão, Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, Técnicos Administrativos em Educação

Resumo

A presente vivência em gestão apresenta um ponto de encontro entre cinco técnicas administrativas em educação: o Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural (CEAC), do Departamento de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina,  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Aborda-se a importância da qualificação em acessibilidade cultural ofertada institucionalmente, em nível de Especialização. O curso possibilitou o encontro das servidoras, que se mobilizam para realizar ações de acessibilidade à comunidade acadêmica da UFRJ. A busca pela qualificação não se deve à questão financeira, pois quatro delas já possuíam o incentivo à qualificação relacionado à Especialização. O ingresso curso sucedeu a intenção de cada uma aprimorar seus conhecimentos sobre acessibilidade e valorizar o processo de transmissão da cultura socialmente acumulada, suas manifestações, vivências e multiplicidades.

Biografia do Autor

Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro, Museu da Geodiversidade Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio de Janeiro

Museóloga / Especialista em Acessibilidade Cultural - UFRJMestre em Museologia e Patrimônio - UNIRIO/MASTDoutora em Ciências (Geologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Referências

AZEDIAS, R. L. L. G. de. Estratégias de Linguagem Simplificada para Acessibilidade Cultural. Monografia de Especialização. Curso de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2019.

CASTRO, A. R. S. F de. Caminhando em direção ao museu inclusivo: diagnóstico de acessibilidade da exposição “Memórias da Terra” (Museu da Geodiversidade – IGEO/UFRJ) com o mapeamento das intervenções necessárias. Monografia de conclusão de curso. Especialização em Acessibilidade Cultural da UFRJ. 2014.

DORNELES. P. S.; CARVALHO, C. R.; CASTRO, A. R. S. F. O curso de pós-graduação em acessibilidade cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro e suas ações de ensino, pesquisa e extensão. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 26, n. 50, p. 105-117, set./dez. 2017.

FOUCAULT, M. Aula de 15 de janeiro de 1975. In: Foucault, M. Os anormais. São Paulo/SP: Martins Fontes, 2001.

GOMES, R. C. O. Bibliotecas Universitárias Acessíveis e Inclusivas: Garantia de participação de todas as pessoas, independente de terem ou não deficiência. Monografia de Especialização. Curso de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

MARTINS, J. C. A & RIBEIRO, J. L. L. S. A participação dos servidores técnico-administrativos na avaliação institucional: o que dizem os relatórios autoavaliação institucional. In Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 509-530, out. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772018000200509&script=sci_ abstract&tlng=pt. Acesso em 21/09/2020.

MAURO, F. A falta que uma política de gestão de pessoas faz. Revista Práticas em Gestão Pública Universitária, ano 1, v. 1, n. 1, nov. 2016-maio, 2017. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu/article/view/9625/7711. Acesso em 28/09/2020.

MELO, V. F. de. Cartilha Acessível: Proposta de Informativo à Recepcionistas de Pessoas com Deficiência em Ambientes Culturais. Monografia de Especialização. Curso de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2019.

SANTOS, M. P. O papel do ensino superior na proposta de uma educação inclusiva. Movimento – Revista da Faculdade de Educação da UFF – Nº. 7, pp. 78-91, maio de 2003.

SANTOS, D. D. S. O. Estratégias para mediação de crianças e jovens com Deficiência Intelectual no Museu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ). Monografia de Especialização. Curso de Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2019.

UFRJ. Plano de Desenvolvimento Institucional 2012 a 2023: informações institucionais: Reitoria/Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, 2018. 230 p.: il.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-15

Edição

Seção

Vivências em Gestão