A CONTRIBUIÇÃO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NA GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET/RJ

Autores

  • Marilda Barroso Bottino Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ
  • Emmanuel Paiva de Andrade Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Sensemaking, Relações Públicas, Organização, CEFET/RJ.

Resumo

Partindo da premissa de que relações públicas trabalham com ingredientes como credibilidade, informação, pessoas e organizações, o presente artigo investiga o modo como o conhecimento é socializado no ambiente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), a partir da análise dos fluxos de informação e conhecimento produzidos pelo seu público interno (docentes e administrativos). Para isto, vai buscar contribuições teóricas de Gestão do Conhecimento em Nonaka e Takeuchi (1997; 2008),que propõem mecanismos de conversão e compartilhamento capazes de gerar novos conhecimentos, em Weick (1995), que introduz o conceito de sensemaking organizacional nas relações do público com o seu ambiente, e, ainda, nos princípios das relações públicas de integração dos públicos institucionais com a instituição, conforme explorado por Kunsch (2016). O método utilizado foi o estudo de caso, tendo por unidade de análise os servidores docentes e técnicos da instituição. Os resultados apontam para as diferentes perspectivas dos diversos segmentos profissionais, e como as políticas de comunicação e gestão estratégica da instituição têm mais reforçado que mitigado essas dificuldades. Diante disto, é proposto um conjunto de instrumentos que podem subsidiar uma futura revisão das referidas políticas, destacando o papel a ser desempenhado neste contexto pelos profissionais de relações públicas.

Biografia do Autor

Marilda Barroso Bottino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá (1983) e Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013). Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total, vinculado à Engenharia de Produção, pela Universidade Federal Fluminense (2014). Pós-Graduação lato sensu em Filosofia. Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de Artes. Atualmente ocupa o cargo de Relações Públicas, lotada na Divisão de Comunicação do CEFET/RJ, coordenando e participando de projetos de relações públicas, como o Centenário de nossa Instituição (1917-2017) e em projetos na área de Arte e Cultura do CEFET/RJ.

Emmanuel Paiva de Andrade, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação (1979), mestrado (1985) e doutorado (1997) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi engenheiro da Companhia Siderúrgica Nacional e Secretário de Planejamento do Município de Volta Redonda. Atua, desde 1992, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, onde foi Coordenador de Curso, Chefe de Departamento, Diretor da Escola de Engenharia, Pró-Reitor de Planejamento e Vice-Reitor. Foi fundador, em 1998, do Núcleo de Estudos em Inovação, Conhecimento e Trabalho (NEICT), do qual é atualmente diretor. Atua ainda no ensino de graduação e pós-graduação, em áreas como gestão da inovação, gestão do conhecimento e planejamento estratégico, e em projetos de pesquisa de gestão integrada da inovação e dos mecanismos de transferência de tecnologia.

Referências

ALVES, M. L. Gestão do conhecimento e seus impactos culturais no SERPRO: a percepção de gerentes e empregados da regional. 2006. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública para o desenvolvimento do Nordeste)‒ UFPE, Recife, 2006.

ANGELONI, T. M. Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologias. Rio de Janeiro: Saraiva, 2002.

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1985.

BERTOLLA, L. F. A dimensão tácita do conhecimento nas práticas contábeis: uma análise dos processos de elaboração e apresentação de relatórios em organizações contábeis. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado)‒ Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, 2012.

CEFET/RJ -- Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Programa de Desenvolvimento Institucional -- PDI, 2010-2014. Rio de Janeiro, 2010.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora SENAC, 2003.

CONSELHO REGIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS -- CONRERP. Lei nº 5.377, de 11 de 11 de dezembro de 1967. Disciplina a profissão de Relações Públicas e dá outras providências. Disponível em: <http://www.conferp.org.br/category/legislacao/leis-decretos/>. Acesso em: 23 jan. 2015.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DRUCKER, Peter. Além da revolução da informação. HSM Management, São Paulo, ano 4, n. 18, p. 48-55, jan.-fev. 2000.

EVANGELISTA, M.F. Planejamento de relações públicas. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1983.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

INAZAWA, F. K. O papel da cultura organizacional e da aprendizagem para o sucesso da gestão do conhecimento. Perspectiva em ciência da informação, Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 206-220, set. 2009.

KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação organizacional integrada. São Paulo: Editora Summus, 2003.

______. Planejamento e gestão estratégica de relações públicas nas organizações contemporâneas. Revista Catalanes amb Accés Obert: comunicacion y cultura, Universidade Autônoma de Barcelona, Barcelona, 1995, n. 8, p. 7-28, 2006.

LAVE, J.; WENGER, E. Situade learning, legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

MARINHO, R. de C. P. A implementação de procedimentos de controle como estrateÌgia de disseminação do conhecimento e instrumento para atingir eficieÌ‚ncia na fiscalização de contratos de serviços terceirizados em uma universidade puÌblica. 2012. 176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão)‒ Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense, NiteroÌi, 2012.

MONTENEGRO, L. M. Conhecimento e sensemaking: reflexões para a área de educação. Revista Organizações em Contexto, São Paulo, v. 7, n. 14, p. 143-163, 2011.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 20. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

______. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

POLANY, M. The tacit dimension. London: Routdedge & Kegan Paul, 1966.

SIMÕES, R. P. Relações públicas: função política. São Paulo: Editora Summus, 1995.

TEJERA DE RÉ, C. A. et al. O impacto da cultura organizacional no processo de gestão do conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 27, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, 2007.

THOMAS, J. B.; CLARK, S. M.; GIOIA, D. A. Strategic sensemaking and organizational performance: linkages among scanning, interpretation, action and outcomes. Academy of Management Journal. Disponível em: <http://www.amj.aom.org/content/36/2/239>. Acesso em: 23 jan. 2015.

WEICK, K. A. A psicologia social da organização. São Paulo: Edgard Blücher, 1973.

______. Educational organizations as loosely coupled systems. Administrative Science Quartely, Cornell University, New York, v. 21, n. 1, p. 1-19, mar. 1976.

______. Sensemaking nas organizações. Tradução de: Sensemaking in organizations (Capítulo 3: Sensemaking in organizations). Tradução Aline Vieira Malanovicz. London: Sage, 1995. Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2015.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Tradução Daniel Grassi. Porto Alegre: Editora Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2017-05-26

Edição

Seção

Artigo