IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO – SEI: o caso da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Autores

Palavras-chave:

Sistema Eletrônico de Informações – SEI, Transparência, Eficiência da Administração Pública.

Resumo

A tecnologia tornou-se grande aliada da transparência, publicidade e eficiência da administração pública. No Sistema Eletrônico de Informações – SEI, da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, os usuários externos não têm acesso à visualização dos trâmites processuais como um todo. Assim, há oportunidades de aprimoramento do sistema, permitindo ao usuário externo conhecer os fluxos que envolvem os processos, possibilitando maior transparência, trazendo ganhos à instituição, aos usuários e à sociedade, tornando o serviço público prestado mais eficiente e corroborando com a legislação relacionada. Este relato técnico mostra como a instituição ganha ao onerar menos o tempo que agentes públicos gastam para prestar informações via telefone ou pessoalmente, o usuário ganha ao conhecer as etapas dos processos e seus devidos prazos/responsáveis, e a sociedade ganha ao ter os dados transparentes, colaborando para o controle social. Em conjunto todos os benefícios contribuem para uma melhor gestão do bem público e melhor entrega de serviços à sociedade, visto que o aprimoramento do item de pesquisa pública do SEI, para o usuário externo, poderá contribuir com a promoção da governança, da gestão de riscos e da integridade.

Biografia do Autor

Adriana Maria Freire Daibert, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional (PPGGO) da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialização em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, e em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Graduada em Direito pela Universidade de Uberaba - UNIUBE.

Fernando Mariano Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia.

Renata Bernardes Elias, Universidade Federal de Uberlândia.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia.

Ricardo Lucas Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia.

Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Federal de Uberlândia.

Pós doutor pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Doutor em Ciências Sociais, Mestre e Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduado em Educação e Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Professor visitante do Programa de Pós-graduação em Administração -PPGA, da Faculdade de Gestão e Negócios -FAGEN, da Universidade Federal de Uberlândia -UFU. Responsável pela implantação e ex-Coordenador do Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Alimentos e Bebidas, da Universidade Anhembi Morumbi - Laureate International Universities. Foi professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Hospitalidade e membro da Comissão de Publicação da Revista Hospitalidade (ISSN: 1807-975X). Responsável pela implantação e ex-diretor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS, da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Criou e foi Editor Científico da Revista GeAS - Gestão Ambiental e Sustentabilidade (ISSN: 2316-9834) Qualis B2 na Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES. Na área de cursos lato sensu, criou, coordenou e foi professor de diversos MBAs e cursos de Pós-graduação na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas - FIPE e Fundação Dom Cabral. Organizou diversas coletâneas sobre capacitação docente, sustentabilidade, marketing e hospitalidade. Coautor do livro " A responsabilidade e o social: uma discussão sobre o papel das empresas". Desenvolve pesquisas nos temas: Marketing, Serviços, Hospitalidade e Sustentabilidade

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Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Relato de Experiência