GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DA COVID-19: ENSINO REMOTO, CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA E MUDANÇAS CULTURAIS
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Capacitação Docente em Tecnologias Digitais, Ensino Remoto Emergencial, Transformações na Cultura Institucional, Estratégias em Gestão Universitária.Resumo
A pandemia da Covid-19 transformou as relações sociais ao forçar a paralisação das atividades educacionais em todo o mundo. No estado do Amazonas não foi diferente. A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) paralisou suas atividades acadêmicas e administrativas tão logo o primeiro caso foi registrado em Manaus. No entanto, passado os momentos iniciais do isolamento social foi necessário desenvolver estratégias que permitissem a continuidade dos serviços. A universidade contingenciou recursos e se reorganizou administrativamente e pedagogicamente para viabilizar o ensino remoto emergencial, por ser uma solução imediata e segura. Para tal foi necessário capacitar os professores nas tecnologias digitais, tendo sido desenvolvido um programa de treinamento pioneiro pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) em parceria com outros órgãos internos. O objetivo deste trabalho foi apresentar a estratégia de gestão adotada pela UFAM para promover a retomada das atividades acadêmicas, sem prejuízo da qualidade do ensino. A metodologia adotada foi um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa. Os resultados apontaram que a capacitação docente foi fundamental para impulsionar a motivação e adesão à modalidade remota com indicativos de transformações na cultura institucional, e estas ações devem ser mantidas na forma de educação continuada, vez que as tecnologias digitais devem fazer parte do instrumental pedagógico universitário. Sabe-se das limitações técnicas que a pandemia evidenciou, mas percebe-se claramente que as tecnologias digitais permitem uma relação mais horizontal entre professores e alunos.
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