GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DA COVID-19: ENSINO REMOTO, CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA E MUDANÇAS CULTURAIS

Autores

  • Jurandir Dutra Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-3198-3818
  • João Victor Rodrigues Universidade Federal do Amazonas
  • Neves Júnior Afrânio Universidade Federal do Amazonas
  • Estrela Santarém Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Amazonas
  • Adriana Groschke Universidade Federal do Amazonas
  • Raimunda Saboia Universidade Federal do Amazonas
  • David Lopes Netto Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Capacitação Docente em Tecnologias Digitais, Ensino Remoto Emergencial, Transformações na Cultura Institucional, Estratégias em Gestão Universitária.

Resumo

A pandemia da Covid-19 transformou as relações sociais ao forçar a paralisação das atividades educacionais em todo o mundo. No estado do Amazonas não foi diferente. A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) paralisou suas atividades acadêmicas e administrativas tão logo o primeiro caso foi registrado em Manaus. No entanto, passado os momentos iniciais do isolamento social foi necessário desenvolver estratégias que permitissem a continuidade dos serviços. A universidade contingenciou recursos e se reorganizou administrativamente e pedagogicamente para viabilizar o ensino remoto emergencial, por ser uma solução imediata e segura. Para tal foi necessário capacitar os professores nas tecnologias digitais, tendo sido desenvolvido um programa de treinamento pioneiro pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) em parceria com outros órgãos internos. O objetivo deste trabalho foi apresentar a estratégia de gestão adotada pela UFAM para promover a retomada das atividades acadêmicas, sem prejuízo da qualidade do ensino. A metodologia adotada foi um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa. Os resultados apontaram que a capacitação docente foi fundamental para impulsionar a motivação e adesão à modalidade remota com indicativos de transformações na cultura institucional, e estas ações devem ser mantidas na forma de educação continuada, vez que as tecnologias digitais devem fazer parte do instrumental pedagógico universitário. Sabe-se das limitações técnicas que a pandemia evidenciou, mas percebe-se claramente que as tecnologias digitais permitem uma relação mais horizontal entre professores e alunos.

Biografia do Autor

Adriana Groschke, Universidade Federal do Amazonas

Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Amazonas

Raimunda Saboia, Universidade Federal do Amazonas

Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Amazonas

David Lopes Netto, Universidade Federal do Amazonas

Pro-reitor de Ensino de Graduação - UFAM

GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DA COVID-19: ENSINO REMOTO, CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA E MUDANÇAS CULTURAIS

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Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Relato de Experiência