A CONCEPÇÃO DE UNIVERSIDADE PÚBLICA E A INTERFACE COM O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS GESTORES UNIVERSITÁRIOS

Autores

Palavras-chave:

Universidade, Gestão Universitária, Formação de Gestores.

Resumo

O presente artigo busca compreender a concepção de universidade e o processo de formação dos gestores universitários. É um ensaio reflexivo sobre a relevância de termos gestores formados para as funções que ocupam. Que universidade estamos construindo, e que universidade desejamos construir, perpassa pela essência que concebemos de universidade, como uma instituição milenar, responsável pelo desenvolvimento social.  E neste contexto, a gestão universitária tem um papel fundamental na concepção e materialidade da universidade no seu papel social. Partimos da concepção de universidade contextualizada a partir do seu processo histórico, apresentamos as primeiras concepções de universidade desde sua origem e as variações que ocorreram ao longo dos séculos, apresentando, nesse contexto, a interface com o processo de formação dos gestores universitários. O estudo apresenta as concepções de universidade, e aponta para a concepção de universidade pública como instituição social. Aborda a gestão universitária com foco no processo de formação dos gestores no contexto universitário e contribui para a reflexão sobre os desafios da gestão da universidade pública. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica. Concluímos que o processo formativo dos gestores deve estar alicerçado na prática da reflexão, da crítica e da investigação, visando a participação democrática, e o fortalecimento do caráter social da instituição universitária.

Biografia do Autor

Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina (servidora) Universidade do Estado de Santa Catarina (aluna de Doutorado)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade Dom Bosco (2005), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina. Servidora técnico-administrativo em educação na Universidade Federal de Santa Catarina, ocupante do cargo de Pedagoga.

Carla Cristina Dutra Búrigo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pedagogo da Universidade Federal de Santa Catarina e Professora Permanente da Universidade Federal de Santa Catarina, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Universitária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, gestão universitária, educação, formação de professores e universidade pública federal brasileira. Integra o Grupo de Pesquisa Formação de Professores do CONE SUL/ MERCOSUL da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Instituto de Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Alexandra Gabriela Zen de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), Especialização em Gestão Educacional com ênfase em Administração, Orientação e Supervisão pela Faculdade Dom Bosco (2015), é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (2021). É servidora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lotada no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo Parasitário. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BERNHEIM, Carlos Tunnerman; CHAUÍ, Marilena de Souza. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento: cinco anos depois da conferência mundial sobre educação superior. Brasília: UNESCO, 2008.

BIANCHETTI, Lucídio; SGUISSARDI, Valdemar. Da Universidade à Commoditycidade: ou de como e quando, se a educação/formação é sacrificada no altar do mercado, o futuro da universidade se situaria em algum lugar do passado. São Paulo: Mercado das Letras, 2017.

BRASIL. Constituição de 1934. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1934. 1934. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1930-1939/constituicao-1934-16-julho-1934-365196-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 12 fev. 2021.

BRASIL. Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1961. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 12 maio 2021.

BÚRIGO, Carla Cristina Dutra; PERARDT, Susany. A concepção de universidade e a inter-relação com o processo da gestão universitária. Revista da FAE, v. 19, p. 80-93, 2016.

BURIGO, Carla Cristina Dutra. O trabalho acadêmico do professor universitário no processo de desenvolvimento do espaço público na universidade federal: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2003. 347f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

BÚRIGO. A formação de professores de educação básica nos sistemas educacionais da Argentina, do Brasil e do Uruguai. 2009.122f. Relatório de Pós-Doutorado. – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

CHAUÍ, Marilena de Souza. A universidade Pública sob nova perspectiva. In: Revista Brasileira de Educação. São Paulo. Set/Out/Nov/Dez, 2003.

CUNHA, Luiz Antônio. A universidade temporã: o ensino superior, da Colônia à Era Vargas. 3. ed. São Paulo: UNESP, 2007.

DIAS SOBRINHO, José. Concepções de universidade e avaliação institucional. In: TRINDADE Hélgio (Org.).Universidades em ruínas: na república dos professores. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 149-169.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREITAG, Barbara. Escola, estado e sociedade. 7.ed. rev. São Paulo: Centauro, 2005.

HAN, Byung-chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2017.

HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

MELO, Pedro Antônio de. Prefácio. Gestão universitária: um desafio para profissionais. In: STALLIVIERI, Luciane. Gestão e liderança universitária. Sorocaba: EdUniso, 2013. p. 5-12.

MEYER, Bernardo; MEYER JR., Victor. “Managerialism” na gestão universitária: uma análise de suas manifestações em uma instituição empresarial. Revista Gual, 6 (3), 2013.

MEYER Jr., Victor; LOPES, Maria Cecilia Barbosa. Administrando o imensurável: uma crítica às organizações acadêmicas. Cad.EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, artigo 3, jan./mar. 2015.

MINOGUE, Kenneth R. O conceito de universidade. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 1981. 171 p.

MORHY, Lauro. Brasil – Universidade e Educação Superior. In: MORHY, Lauro (org.). Universidade no Mundo: universidade em questão. Vol. 2. Brasília: Universidade de Brasília, 2004.

PAULA, Ana Paula P. de. Por uma nova gestão pública: limites e potencialidades da experiência contemporânea. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA FILHO, Naomar. A Universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra: Almedina, 2008.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade do século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2005.

SIMÕES, Mara Leite. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.22, n.2, p. 136-152, jul.- dez. 2013.

SOUZA, Irineu Manoel de. Gestão das Universidades Brasileiras: uma abordagem fundamentada na gestão do conhecimento. 2009. 01 v. Tese (Doutorado) -Curso de Engenharia do Conhecimento, Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

TEIXEIRA, Anísio. Autonomia Universitária. In: TEIXEIRA, Anísio. Educação e universidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1988.

TENÓRIO, Fernando Guilherme. (Re)visitando o conceito de gestão social. In:Revista Desenvolvimento em Questão, Ijuí: Ed. Unijuí, v. 3, n. 5, p. 101-124, jan./jul.2005.

TENÓRIO, Fernando Guilherme. Gestão Social: uma perspectiva conceitual. In: Um espectro ronda o terceiro setor, o espectro do mercado: ensaios de gestão social. Ijuí: Unijuí. 2008.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 1998.

WANDERLEY, Luiz Eduardo W. O que é universidade. São Paulo: Editora Brasiliense, 2017.

WOLFF, Robert Paul. O ideal da universidade. São Paulo: Editora da Unesp, 1993.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Artigo