A PERCEPÇÃO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO EM RELAÇÃO ÀS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE UMA UNIDADE DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFRJ

Autores

  • Ana Paula Duarte Moreira Universidade Federal do Rio de Janeiro / Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais https://orcid.org/0000-0003-2877-457X
  • Maria Teresa Correia Coutinho Universidade Federal do Rio de Janeiro / Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

Palavras-chave:

Percepção, Técnico Administrativo, Ambiente de Trabalho, Gestão de Pessoas, EACT

Resumo

A Psicodinâmica do Trabalho tem um papel importante nos estudos sobre a saúde física e mental do trabalhador. A nova perspectiva de trabalho que visa maior eficiência, eficácia e efetividade é contraditória para a realidade de algumas Instituições de Ensino Superior que não conseguem acompanhar as transformações, o que reflete no quadro de pessoal. O objetivo desse trabalho foi identificar e analisar a percepção dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE) lotados em uma unidade do Centro de Tecnologia da UFRJ, em relação às condições e ambiente de trabalho. A intenção era identificar os pontos positivos e negativos do ambiente organizacional e suas implicações no bem ou mal-estar do trabalhador. Para isso foi utilizado um questionário como instrumento de coleta de dados baseado na Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT). Essa escala tem sido empregada para entender o comportamento dos indivíduos no ambiente organizacional buscando relação com experiências de prazer ou sofrimento. Os resultados indicaram que há vivências de prazer confirmadas nas Relações Socioprofissionais. Porém, há experiências de mal-estar observadas, principalmente, no fator Organização de trabalho que é considerado “crítico”, assim como, no fator Condições do Trabalho. Esses fatores são fonte de sofrimento físico e psíquico e podem causar adoecimento nos trabalhadores. Por esse motivo é preciso que os gestores da unidade atuem nos pontos críticos indicados a fim de não agravar a situação e colocar em risco a saúde do TAE, comprometendo sua integridade física e a qualidade dos servidos prestados pela unidade.

Referências

ALMEIDA, Brenda Tatiana Pinheiro de. Produtividade saudável: um olhar sobre o desempenho na perspectiva da qualidade de vida no trabalho. Monografia (Especialista em Gestão de Pessoas no Serviço Público). Escola Nacional de Administração Pública Diretoria de Formação Profissional Coordenação-Geral de Especialização (ENAP). Brasília, DF. 2014.

AQUINO, Jussara Maria Canuto de. Identificação e Imagem do Servidor Público: Um Estudo com os Usuários do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Administração). Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC. Belo Horizonte, MG. 2010.

BENEDICTO, S. C.; GUIMARÃES JÚNIOR, E. S.; PEREIRA, J. R.; ANDRADE, G. H. N. Governança Corporativa: Uma Análise da Aplicabilidade dos seus Conceitos na Administração Pública. Organizações Rurais & Agroindustriais, Minas Gerais, v. 15, n. 2, p. 286-300, 2013.

BÚRIGO, C.; LOCH, C. Gestão de pessoas: De recursos humanos ao processo de desenvolvimento humano e social. Revista Reflexão e Ação, v. 19, n. 1, p. 209-231, 2011.

CAVALHEIRO, Daniele Garcia. O Serviço Público e a Imagem do Servidor Público – UFSM: Um Estudo de Caso. Monografia (Especialista em Gestão Pública Municipal). Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS. 2012.

COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS DE PESSOAL, CPP-PR-4/UFRJ. Disponível em: <https://cpp.pr4.ufrj.br/index.php>. Acesso em: 06 de agosto de 2022.

COSTA, Mônica Oliveira da. Relação de Capacitação e Comprometimento Organizacional de Servidores Públicos Moderada pela Percepção das Políticas de TD&E e de Envolvimento. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública). Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. 2020.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

COUTINHO, M. C.; DIOGO, M. F.; JOAQUIM, E. P. Sentidos do trabalho e saber tácito: estudo de caso em universidade pública. PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora, v. 9, n. 1, p. 99-108, 2008.

DEJOURS, C. O Fator Humano. 5ª ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas Editora. 2005.

FERREIRA, M. C. Qualidade de Vida no Trabalho: Uma Abordagem Centrada no Olhar dos Trabalhadores. 2a Edição. Brasília: Paralelo 15, 2012.

FERREIRA, M. C.; MENDES, A. M. B. Contexto de trabalho. In: SIQUEIRA, M. M. M. e cols. Medidas do Comportamento Organizacional: Ferramentas de diagnóstico e gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.

LELES, C. L.; AMARAL, A. A. Prazer e sofrimento no trabalho de servidores públicos: estudo de caso com técnico-administrativos em educação. Revista Laborativa, v. 7, n. 1, p. 53-73, 2018.

LOPES, Ana Lúcia Vitoriano. Satisfação e Insatisfação no Ambiente de Trabalho e sua Forma de Expressão: O Caso dos Servidores Técnico-Administrativos da Universidade Federal do Ceará. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração). Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. 2005.

LOUREIRO, T.; MENDES, G. H. S.; PINTO e SILVA, E. Estigma, Invisibilidade e Intensificação do Trabalho: Estratégias de Enfrentamento do Sofrimento pelos Assistentes em Administração. Trabalho, Educação e Saúde, v. 16, n. 2, p. 703-728, 2018.

LUCHINI, Thiago Correa. Fatores Influentes da Satisfação no Trabalho de Servidores Públicos da Universidade Federal de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos). Universidade de São Carlos (UFSCar). São Carlos. 2016.

MEDEIROS, Luiza Ferreira Resende. Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho no Contexto do Serviço Público Municipal. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações). Universidade de Brasília. Brasília, DF. 2011.

MEYER JUNIOR, V.; LOPES, M. C. B. Administrando o imensurável: uma crítica às organizações acadêmicas. Cadernos Ebape.BR, v. 13, n. 1, p. 40-51, 2015.

NUNES, T. S.; SANTOS, L. S.; TOLFO, S. R. Percepção Dos Servidores Públicos sobre as Crenças Presentes no Cotidiano da Universidade Federal de Santa Catarina: Práticas, Comportamentos e Cultura na Instituição. Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, v. 12, n. 33, p. 2480-2507, 2018.

RIBEIRO, C. V. S. O Trabalho do Técnico-Administrativo em Instituições Federais de Ensino Superior: Análise do Cotidiano e Implicações na Saúde. Revista de Políticas Públicas, Número Especial, p. 423-432, 2012.

RIBEIRO, C. V. S; MANCEBO, D. O Servidor Público no Mundo do Trabalho do Século XXI. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 33, n. 1, p. 192-207, 2013.

RIBEIRO, Evelyne Alvares. Motivação na UFRPE: Um Estudo sobre a Percepção dos Técnicos Administrativos à Luz das Teorias Motivacionais. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE. 2019.

RORATO, R; DIAS, E. D. Cultura Organizacional no Setor Público: Um Estudo junto a um Departamento Administrativo de uma Universidade Federal Brasileira. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 4, n. 3, p. 341-351, 2011.

SCHMIDT, M. L. G.; ROTOLI, L. U. M. Percepções de trabalhadores readaptados sobre o contexto de trabalho e riscos psicossociais organizacionais. Psicologia Revista São Paulo, v. 30, n. 1, p. 168-192, 2021.

SILVA, A. V.; BARROS, F. C. Motivação no Trabalho dos Servidores Técnicos Administrativos em Educação. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 9, n. 2, p. 2473-2495, 2018.

SIQUEIRA, M, V. S.; MENDES, A. M. Gestão de Pessoas no Setor Público e a Reprodução do Discurso do Setor Privado. Revista do Serviço Público, v. 60, n. 3, p. 241-250, 2009.

SOUZA, Elaine Regina Lopes. Gestão de Pessoas no Setor Público. Monografia (Especialista em Gestão Pública). Universidade Federal de São João Del-Rei. Votorantim. 2018.

TESSARINI JUNIOR, G.; SALTORATO, P.; SIGAHI, T. F. A. C.; FONTES, A. R. M.; VIEIRA, M. H. P. Avaliação do Contexto de Trabalho em uma Instituição Federal de Ensino: Estudo com Servidores da Área de Gestão de Pessoas. Revista Gestão & Conexões, v. 9, n. 1, p. 128-150, 2020.

TESSARINI JUNIOR, G.; SALTORATO, P. Organização do Trabalho dos Servidores Técnico-Administrativos em uma Instituição Federal de Ensino: Uma Abordagem sobre Carreira, Tarefas e Relações Interpessoais. Cadernos EBAPE.BR, v. 19, Edição Especial, Nov, p. 811-823, 2021.

Downloads

Publicado

2023-08-15

Edição

Seção

Artigo