SEMPRE QUIS SER PROFESSOR?
Resumo
Este artigo busca compreender, de acordo com referencial teórico-metodológico bourdieusiano, o processo de escolha do curso superior dos discentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Viçosa campus Florestal. Um questionário on-line contendo 33 perguntas foi respondido por 46 estudantes, constituindo uma amostra representativa, e os dados receberam um tratamento básico por meio do software Excel. Constatou-se que a maioria dos discentes é do sexo feminino e apresenta faixa-etária entre 18 a 24 anos, com conclusão de Ensino Médio considerada modal, oriunda da rede pública de ensino, com pais sem tradição de longevidade escolar, perfil étnico-racial predominante autodeclarado como não-branco, nível socioeconômico situado entre as classes menos abastadas e pertencente à primeira geração da família a ingressar em uma universidade pública. Apurou-se que um número considerável dos respondentes afirmou que o curso de licenciatura não foi sua primeira opção de escolha no processo seletivo e grande parte declarou já haver participado de outros processos seletivos. A maior parte dos estudantes declarou que a principal causa de ingresso em um curso de licenciatura foi o fato de terem tido bons professores como exemplo. Uma parcela bem pequena pretende ser professor na educação básica. Logo, tais resultados indicam a importância de que políticas educacionais sejam rapidamente criadas no Brasil, promovendo maior valorização da carreira docente, uma vez que há de fato uma grande possibilidade da redução de professores de Química formados atuando no Ensino Médio, caso essa realidade seja comum aos demais cursos ofertados por outras instituições.
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